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A construção do gosto música e sociedade na corte do Rio de Janeiro, 1808-1821

Maurício Mário Monteiro Maria Beatriz M. Nizza da Silva

2001

Localização: FFLCH - Fac. Fil. Let. e Ciências Humanas    (T MONTEIRO, M.M. 2001 v.2 )(Acessar)

  • Título:
    A construção do gosto música e sociedade na corte do Rio de Janeiro, 1808-1821
  • Autor: Maurício Mário Monteiro
  • Maria Beatriz M. Nizza da Silva
  • Assuntos: HISTÓRIA DO BRASIL -- RIO DE JANEIRO; REGÊNCIA (1831-1840) -- BRASIL; HISTORIA DO BRASIL - SOCIEDADE; MÚSICA -- BRASIL
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Esse trabalho propõe uma discussão sobre as práticas musicais no Brasil no tempo de D. João VI, partindo de uma construção de um determinado tipo de gosto, implantado com os hábitos cortesãos. Entre 1801 e 1821, tempo de permanência da Família Real no Rio de Janeiro, as atividades musicais foram incrementadas em todos os níveis, seja profissional ou estilístico. O desembarque foi motivo de surpresa para os dois lados. Pelo menos a maioria que chegava ou que já esperava no porto do Rio observou práticas diferentes, eram reinóis, um observando o outro. As atividades cortesãs tiveram de conviver em um ambiente diferente de Lisboa, sobretudo quando se trata do ambiente do Rio Joanino; e os cariocas, por sua vez, deveriam observar os costumes e as práticas de corte. O resultado dessa convivência pode ser percebido nas articulações culturais entre um e outro. D. João VI transformou o cenário carioca, criou instituições típicas da vida monárquica, como a Capela e Câmara Reais, os palácios da Boa Vista e de São Cristóvão. Essas instituições foram importantes para as práticas musicais e para o processo de profissionalização dos músicos que estiveram a serviço da corte. O Rio de Janeiro se tornou um centro de referência cultural e mercantil, atraindo artistas, artífices e comerciantes de vários países, como França, Áustria, Itália, Portugal e Inglaterra. Com Sigismund Neukomm e Marcos Portugal, a corte carioca pôde desfrutar dos estilos considerados mais modernos em fins do
    século XVIII e inícios do XIX. As influências das escolas alemã e italiana podem ser sentidas nas obras de José Maurício Nunes Garcia, como na obra reconstituída e exemplificada nesse trabalho; o salmo Laudate Dominum Ommes Gentes. Os 13 anos de permanência da corte transformaram a vida carioca e, em sentido mais amplo, estabeleceram rumos bem definidos para cultura, política e economia brasileiras. Classicismo, italianismo e colonialismo, estiveram ) lado a lado, transformaram-se da melhor forma possível nos trópicos
  • Data de criação/publicação: 2001
  • Formato: 2 v anexos.
  • Idioma: Português

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