skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Acervo Físico
Or hit Enter to replace search target
Or select another collection:
Search in:
Acervo Físico
Busca Avançada
Busca por Índices
This feature requires javascript
This feature requires javascript
A construção do conceito de espaço geográfico por meio do uso de documentos
Jerusa Vilhena de Moraes Sonia Maria Vanzella Castellar
2004
Localização:
FFLCH - Fac. Fil. Let. e Ciências Humanas
(T MORAES, JERUSA VILHENA de. 2004 )
(Acessar)
This feature requires javascript
Localização & Reservas
Detalhes
Resenhas & Tags
Solicitações
Mais Opções
Prateleira Virtual
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
A construção do conceito de espaço geográfico por meio do uso de documentos
Autor:
Jerusa Vilhena de Moraes
Sonia Maria Vanzella Castellar
Assuntos:
GEOGRAFIA (ESTUDO E ENSINO)
;
GEOGRAFIA (METODOLOGIA)
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Descrição:
Nessa dissertação, pretendo investigar a relação entre ensino e pesquisa por meio do estudo de uma metodologia de ensino de Geografia, que possibilite o entendimento da organização e produção do espaço geográfico e a construção desse conceito em sala de aula mediante o uso de materiais de base e fontes primárias. A pesquisa, realizada na 7ª série do Ensino Fundamental II em uma escola estadual da cidade de Jundiaí, partiu de observações em sala de aula para analisar a utilização dos materiais didáticos. Ao mesmo tempo, realizamos entrevistas com a professora e os alunos, cujo objetivo era conhecer a dinâmica das relações do processo de ensino e de aprendizagem e leitura e análise de documentos, necessários para uma proposta de metodologia de ensino de Geografia. Em uma segunda etapa, realizamos oficinas com os alunos para que eles pudessem construir o conceito científico de 'espaço geográfico'. Os materiais de base utilizados foram quatro plantas cartográficas da cidade de Jundiaí (dos anos de 1657, 1888, 1893 e 2001) e as fontes primárias foram três livros de memorialistas e catorze fotografias da cidade (século XIX e XX).Por existirem hoje diferentes concepções a respeito de aprendizagem e currículo, entendemos que essa pesquisa, baseada na teoria da aprendizagem significativa de AUSUBEL, contribui para o ensino de Geografia, já que o trabalho com conceito de espaço geográfico em sala de aula é fundamental para se entender a relação entre sociedade e formas de produção
Data de criação/publicação:
2004
Formato:
182 p + anexos.
Idioma:
Português
Links
Este item no Dedalus
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
Resultado
1
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_FISICO)
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript