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Um projeto educacional nas Independências: a circulação do plano de ensino mútuo na América do Sul (1810-1830)

Olivato, Laís

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2020-08-21

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Um projeto educacional nas Independências: a circulação do plano de ensino mútuo na América do Sul (1810-1830)
  • Autor: Olivato, Laís
  • Orientador: Soares, Gabriela Pellegrino
  • Assuntos: Ensino Público; História Da América; Independência; Método Lancasteriano; America'S History; Independence; Lancasterian Method; Public Education
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Este trabalho analisa a circulação do plano de ensino mútuo na América do Sul - com destaque para o Brasil e a Argentina - durante as Independências. Parte-se da premissa de que o método de ensino mútuo, o qual propunha instruir centenas de alunos em salas de aula com apenas um professor e alguns monitores, converteu-se num plano político-pedagógico ligado à defesa da instrução pública. A simultaneidade cronológica da adoção desse projeto nas principais cidades do continente sul-americano permitiu analisar a formação de uma rede de mediadores político-educacionais. O recorte proposto - 1810-1830 - coincide com o momento de intensificação dos intercâmbios desses agentes que circularam nos espaços públicos letrados constituídos: os cenários das guerras de Independência. Foi nesse contexto que as leituras sobre as ideias liberais, especialmente as utilitárias, do liberalismo benthamiano, tomaram a forma de projetos de políticas públicas que proporiam a construção de novas escolas, pautadas nas ideias de modernidade, ciência e técnica. A fim de reconstruir essas relações, a proposta dessa tese é analisar a troca de impressões e experiências entre esses agentes por meio dos textos, cartas e relatórios de ensino, elaborados pelas imprensas periodista e educacional de cada uma dessas regiões analisadas e tomados como fontes documentais. Para direcionar o trabalho, valeu-se da teoria da História Transnacional e Conectada utilizada, principalmente, para identificar as microescalas nas quais os intercâmbios de ideias foram mais intensos.
  • DOI: 10.11606/T.8.2020.tde-23092020-170626
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2020-08-21
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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