skip to main content

Valores e sentimentos subjacentes à discriminação racial: um estudo na perspectiva dos modelos organizadores do pensamento

Bouças, Sandra Regina Da Silva Brugnoli

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2011-04-14

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Valores e sentimentos subjacentes à discriminação racial: um estudo na perspectiva dos modelos organizadores do pensamento
  • Autor: Bouças, Sandra Regina Da Silva Brugnoli
  • Orientador: Araujo, Valeria Amorim Arantes de
  • Assuntos: Modelos Organizadores Do Pensamento; Racismo; Resolução De Conflito; Violência Moral; Conflict Resolution; Moral Violence; Organizing Models Of Thought; Racism
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Diante da violência moral promovida pela prática da discriminação racial no ambiente escolar, a presente pesquisa tem como objetivo investigar a representação que estudantes têm de tal prática, bem como os valores e sentimentos subjacentes a ela. Utilizando como referencial teórico-metodológico a Teoria dos Modelos Organizadores do Pensamento, foi apresentado um conflito representando tal violência moral a 120 estudantes entre meninos e meninas do 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas uma municipal e outra estadual da cidade de São Paulo. O conflito apresentado foi dividido em três situações, sob a forma de dez questões, que abrangem aspectos relacionados aos pensamentos, sentimentos e ações dos protagonistas. Das respostas às questões relacionadas à ação, foram extraídos os modelos organizadores com os quais, posteriormente, foram relacionados e analisados os sentimentos apresentados. A partir dos resultados obtidos, deparamo-nos com inúmeras possibilidades de reflexões, que suscitam discussões sobre os seguintes aspectos: o funcionamento psíquico do indivíduo submetido à prática da discriminação racial, suas implicações no processo educativo e a importância da intervenção consciente do (a) educador (a).
  • DOI: 10.11606/D.48.2011.tde-04082011-142108
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2011-04-14
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.