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Arquitetura e memória; Arquitectura y memoria; Architecture and memory

Almeida, Eneida De

Revista Pos FAUUSP; v. 22 n. 38 (2015); 58-77

Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. 2015-12-18

Acesso online

  • Título:
    Arquitetura e memória; Arquitectura y memoria; Architecture and memory
  • Autor: Almeida, Eneida De
  • Assuntos: Memória E Arquitetura. Projeto E Restauro. Patrimônio Arquitetônico; Memory And Architecture. Project And Restoration. Architectural Heritage; Memoria Y Arquitectura. Diseño Y Restauración. Patrimonio Arquitectónico
  • É parte de: Revista Pos FAUUSP; v. 22 n. 38 (2015); 58-77
  • Descrição: Este texto procura investigar as relações entre o projeto de Arquitetura e o restauro, tendo em vista a diluição da fronteira que distingue essas ações. O estudo detém-se na atuação de dois arquitetos contemporâneos: Lina Bo Bardi(1914-1992) e Aldo Rossi (1931-1997). A análise da produção concreta, aqui representada por uma obra de cada arquiteto – o Sesc Pompéia e o Teatro Del Mondo – baseia-se na possibilidade de refletir sobre o papel da memória na Arquitetura: não apenas a memória presente na materialidade dos edifícios e dos tecidos urbanos, mas também a memória como instrumento ativo no interior dos processos mentais adotados pelos autores dos projetos. Recorrendo aos escritos dos arquitetos, bem como a autores que analisam essas intervenções, busca-se reconstituir o percurso de elaboração do projeto, reconhecendo a estratégia que reinterpreta as experiências do passado com o intuito de superar a tradicional contraposição entre “antigo” e “novo”, entre tutela e inovação. 
    En este trabajo se investiga la relación entre el diseño de Arquitectura y la restauración, dado el desdibujamiento de la frontera que distingue a estas acciones. El estudio se detiene en el desempeño de dos arquitectos contemporáneos: Lina Bo Bardi (1914-1992) y Aldo Rossi (1931-1997). El análisis de la producción concreta, representada aquí por una obra de cada arquitecto - SESC Pompeia y el Teatro del Mondo - se basa en la posibilidad de reflexionar sobre el papel de la memoria en la Arquitectura: no sólo de la memoria presente en la materialidad de los edificios y tejido urbano, sino también la memoria como un instrumento activo en los procesos mentales adoptados por los autores de los proyectos. Utilizando los escritos de los arquitectos y de los autores que analizan estas intervenciones, se tratará de reconstruir la trayectoria de diseño del proyecto, reconociendo la estrategia que reinterpreta las experiencias pasadas con el fin de superar la oposición tradicional entre “antiguo” y “nuevo”, entre protección e innovación.
    This paper investigates the links between architecture design and restoration, considering the blurry frontier that distinguishes this actions. The study holds in two contemporary architects performance: Lina Bo Bardi (1914-1992) and Aldo Rossi (1931-1997). The analyses of the concrete production, presented here by a work of each architecture – Sesc Pompeia and the Teatro Del Mondo – is based on the ability of reflection on the role of the memory in architecture: not only the memory in the buildings and urban fabrics materiality, but also the memory as an active instrument inside the mental processes adopted by the projects authors. Resorting to architects writings as well as authors who analyses this interventions, they seek to reconstitute the design development path, recognizing the strategy that reinterprets past experiences in order to overcome the traditional contraposition between “old” and “new”, tutorship and innovation.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/posfau/article/view/112352/110317; https://www.revistas.usp.br/posfau/article/view/112352/110318
  • Editor: Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.
  • Data de criação/publicação: 2015-12-18
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português;Inglês

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