skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Busca Geral
Or hit Enter to replace search target
Or select another collection:
Search in:
Busca Geral
Busca Avançada
Busca por Índices
This feature requires javascript
Tipo de recurso
criteria input
qualquer lugar do registro
no título
como autor
no assunto
Data de publicação
lsr01
lsr02
lsr03
lsr04
Orientador
Show Results with:
no título
Show Results with:
qualquer lugar do registro
no título
como autor
no assunto
Data de publicação
lsr01
lsr02
lsr03
lsr04
Orientador
Mostra resultados com:
criteria input
que contêm minhas palavras de busca
com a frase exata
começa com
Mostra resultados com:
Índice
criteria input
E
OU
NÃO
This feature requires javascript
Ensinar a ler e escrever análise de uma competência pedagógica
Beatriz Cardoso Marta Kohl de Oliveira
1997
Item não circula. Consulte sua biblioteca.
(Acessar)
Detalhes
Resenhas & Tags
Solicitações
Mais Opções
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
Ensinar a ler e escrever análise de uma competência pedagógica
Autor:
Beatriz Cardoso
Marta Kohl de Oliveira
Assuntos:
ENSINO E APRENDIZAGEM
;
ESCRITA
;
LEITURA
Notas:
Tese (Doutorado)
Descrição:
Este trabalho tem como objetivo investigar o processo de construção da competência profissional no campo do ensino da leitura e da escrita. Procurou-se enfrentar o desafio de teorizar a prática pedagógica. Esta pesquisa evidencia que o desempenho profissional neste campo implica diferentes competências e que a relação entre competência intelectual e competência pedagógica não é homogênea. Ao investigar esta questão de fundo acabou-se tangenciando diferentes aspectos presentes no campo pedagógico. O foco principal reside em verificar como os professores, inseridos em um contexto que passa por uma revisão conceitual e das práticas que estão estabelecidas, atuam a partir do acesso a certos conhecimentos específicos ou informações teóricas. A intenção, aqui, é conhecer o tipo de uso, aproveitamento, transformação, seleção ou esquecimento que os professores fazem dos conhecimentos quando estão planejando suas atividades didáticas ou agindo em suas salas de aula. Por meio desses dados, buscou-se conhecer quais são os tipos de conhecimento necessários para um bom desempenho pedagógico e quais são os elementos desencadeadores de uma atitude reflexiva do professor ante a sua prática. Por outro lado, pretendeu-se discutir a relação existente entre o conhecimento pedagógico no domínio específico da leitura e da escrita e o conhecimento teórico referente a este campo. Esta pesquisa trata de averiguar o papel de cada um destes tipos de conhecimento e as relações entre eles
no processo de transposição didática, na área de leitura e escrita. Realizou-se, assim, um estudo quantitativo com 202 professores em uma rede municipal de ensino com o objetivo de caracterizar estes atores e as idéias pedagógicas com que trabalham. Somado a isto, procedeu-se a um acompanhamento aprofundado de quatro professoras da mesma Rede de Ensino Pública
Data de criação/publicação:
1997
Formato:
255 p anexos.
Idioma:
Português
Links
Este item no Dedalus
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
Anterior
Resultado
3
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_VIDEOS),scope:("PRIMO"),scope:(USP_FISICO),scope:(USP_EREVISTAS),scope:(USP),scope:(USP_EBOOKS),scope:(USP_PRODUCAO),primo_central_multiple_fe
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript