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Ensinar a ler e escrever análise de uma competência pedagógica

Beatriz Cardoso Marta Kohl de Oliveira

1997

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  • Título:
    Ensinar a ler e escrever análise de uma competência pedagógica
  • Autor: Beatriz Cardoso
  • Marta Kohl de Oliveira
  • Assuntos: ENSINO E APRENDIZAGEM; ESCRITA; LEITURA
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Este trabalho tem como objetivo investigar o processo de construção da competência profissional no campo do ensino da leitura e da escrita. Procurou-se enfrentar o desafio de teorizar a prática pedagógica. Esta pesquisa evidencia que o desempenho profissional neste campo implica diferentes competências e que a relação entre competência intelectual e competência pedagógica não é homogênea. Ao investigar esta questão de fundo acabou-se tangenciando diferentes aspectos presentes no campo pedagógico. O foco principal reside em verificar como os professores, inseridos em um contexto que passa por uma revisão conceitual e das práticas que estão estabelecidas, atuam a partir do acesso a certos conhecimentos específicos ou informações teóricas. A intenção, aqui, é conhecer o tipo de uso, aproveitamento, transformação, seleção ou esquecimento que os professores fazem dos conhecimentos quando estão planejando suas atividades didáticas ou agindo em suas salas de aula. Por meio desses dados, buscou-se conhecer quais são os tipos de conhecimento necessários para um bom desempenho pedagógico e quais são os elementos desencadeadores de uma atitude reflexiva do professor ante a sua prática. Por outro lado, pretendeu-se discutir a relação existente entre o conhecimento pedagógico no domínio específico da leitura e da escrita e o conhecimento teórico referente a este campo. Esta pesquisa trata de averiguar o papel de cada um destes tipos de conhecimento e as relações entre eles
    no processo de transposição didática, na área de leitura e escrita. Realizou-se, assim, um estudo quantitativo com 202 professores em uma rede municipal de ensino com o objetivo de caracterizar estes atores e as idéias pedagógicas com que trabalham. Somado a isto, procedeu-se a um acompanhamento aprofundado de quatro professoras da mesma Rede de Ensino Pública
  • Data de criação/publicação: 1997
  • Formato: 255 p anexos.
  • Idioma: Português

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