skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

Obtenção e análise fenotípica de mutantes de genes codificantes de proteínas contendo domínios de choque frio de Caulobacter crescentus

R. R. Mazzon C. A. P. T Silva; E. A. S Lang; Marilis do Valle Marques; Congresso do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (5. 2008 São Paulo)

Resumos São Paulo: Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICB/USP, 2008

São Paulo Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICB/USP 2008

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Obtenção e análise fenotípica de mutantes de genes codificantes de proteínas contendo domínios de choque frio de Caulobacter crescentus
  • Autor: R. R. Mazzon
  • C. A. P. T Silva; E. A. S Lang; Marilis do Valle Marques; Congresso do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (5. 2008 São Paulo)
  • Assuntos: MICROBIOLOGIA
  • É parte de: Resumos São Paulo: Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICB/USP, 2008
  • Descrição: Objetivos: Dentre os fatores ambientais mais críticos para a sobrevivência e crescimento das bactérias está a temperatura, que exige adaptações rápidas. A mais característica resposta à queda de temperatura é a indução de proteínas de baixo peso molecular que possuem um domínio conservado, chamado de "Cold Shock Domain" (CSD). C. crescentus é uma bactéria oligotrófica, gram-negativa, que possui grande resistência ao frio e congelamento. Nela há quatro genes codificando proteínas contendo CSD (cspA, cspB, cspC e cspD). Este trabalho visa à caracterização do envolvimento de cada um parálogos na adaptação ao frio, bem como suas relações hierárquicas. Métodos e resultados: No presente trabalho foi obtida uma linhagem mutante por dupla recombinação homóloga para o gene cspB e esta mutação também foi combinada com mutações nos genes cspA e cspD. Os mutantes foram analisados quanto à sua capacidade de crescimento a 30ºC e 15ºC por medida de absorbâncias, entretanto, não apresentaram diferenças significativas em relação à linhagem parental. Estas linhagens também foram submetidas ao congelamento a -20ºC e -70ºC e se mostraram mais sensíveis que a linhagem selvagem a -70ºC. Nos mutantes duplos e triplo foi analisada a expressão dos genes cspC e cspD através de ensaios de atividade de \beta-galactosidase para verificar a possível compensação de expressão, mas apenas nos mutantes triplo e \DeltacspA\DeltacspB foram observadas diferenças transcricionais relevantes. Conclusão:
    De posse destes dados, sugere-se que os genes desta família em C. crescentus possuam relações hierárquicas, de expressão e de redundância de função diferentes das apresentadas em Bacillus subtilis e Escherichia coli, os principais modelos de estudo para estes genes. Por fim, aparentemente, a permanência de um único parálogo garante a manutenção das funções exercidas pelas outras CSPs ausentes.
  • Editor: São Paulo Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICB/USP
  • Data de criação/publicação: 2008
  • Formato: poster 21 (MICROBIOLOGIA).
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.