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Associação dos fatores de risco para paralisia cerebral com os aspectos clínicos e funcionais

Felice, Thamires Máximo Neves

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto 2021-11-24

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Associação dos fatores de risco para paralisia cerebral com os aspectos clínicos e funcionais
  • Autor: Felice, Thamires Máximo Neves
  • Orientador: Pfeifer, Luzia Iara
  • Assuntos: Desenvolvimento Infantil; Epidemiologia; Fatores De Risco; Paralisia Cerebral; Cerebral Palsy; Child Development; Epidemiology; Risk Factors
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Introdução: A paralisia cerebral (PC) descreve um grupo de desordens permanentes relacionadas ao desenvolvimento do movimento e da postura, que causa limitações funcionais atribuídas a distúrbios não-progressivos no cérebro fetal ou infantil em desenvolvimento. Devido à escassez de pesquisa tanto em âmbito nacional quanto no município de Ribeirão Preto - SP, à falta de consistência nos dados encontrados na literatura e a dificuldade encontrada no estudo de mestrado em verificar o desfecho do acompanhamento e diagnóstico dos bebês de risco no município, esta pesquisa se fez necessária para se conhecer mais profundamente a relação entre as ocorrências pré e peri natais, o diagnóstico, o início da intervenção e aspectos clínicos e funcionais da criança com PC. Desta forma, espera-se auxiliar na criação de estratégias mais planejadas para as políticas de saúde que tornem o cuidado com o bebê de risco e com as crianças com PC mais rápido e eficaz. Objetivos: Identificar os fatores de risco para paralisia cerebral nas crianças e adolescentes com PC que estão em reabilitação na rede pública no município de Ribeirão Preto - SP e verificar se há associação entre estes fatores de risco e as características clínicas e funcionais das crianças e adolescentes. Método: Trata-se de um estudo observacional retrospectivo. Os critérios de inclusão do estudo foram as crianças e adolescentes com PC que frequentavam os serviços de reabilitação da rede pública no município de Ribeirão Preto - SP, no período de agosto de 2019 a março de 2020. Por meio de entrevista, os responsáveis relataram os dados sobre a saúde materna, o período gestacional e perinatal, aspectos clínicos e funcionais das crianças e adolescentes da amostra. Os aspectos clínicos e funcionais também foram verificados com os profissionais. Após análise descritiva de todas as variáveis, foram realizados testes de associação entre os fatores de risco, informações sobre diagnóstico e intervenção, as classificações funcionais (função motora grossa e habilidade manual) e locomoção, bem como com as características atuais da saúde e desenvolvimento da criança. Resultados: Os serviços informaram acompanhar 146 crianças e adolescentes no período de coleta e, após o contato e entrevistas, 61 participaram deste estudo. A escolaridade materna teve associação com a habilidade manual e a locomoção da criança e, o fato de a gravidez ter sido desejada teve associação com a função motora e a locomoção em casa. A idade da criança quando teve a suspeita do atraso do desenvolvimento teve associação com a deficiência cognitiva e epilepsia e, a topografia teve associação com a idade da notícia (diagnóstico). Conclusão: Na amostra, o fato de as crianças terem mães mais jovens e com maior grau de instrução favoreceu sua função manual, função motora e locomoção. Foi verificado que quanto maior o comprometimento motor e a presença de déficits associados mais cedo a criança foi diagnosticada, provavelmente por apresentarem mais sinais clínicos alterados. Por fim, alertamos sobre a necessidade de um adequado acompanhamento do desenvolvimento infantil com triagem e uso de instrumentos validados e recomendados, bem como a realização do diagnóstico e intervenção multiprofissional precoce e oportuna. A família deve ser informada da condição da criança e atuar em conjunto com os profissionais para que o tratamento seja focado no contexto da família e a criança tenha uma participação ativa, tanto na escola como na comunidade.
  • DOI: 10.11606/T.17.2021.tde-07022022-175943
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2021-11-24
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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