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Webquest: inovação pedagógica na formação de professores de Enfermagem

Maruxo, Harriet Bárbara

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem 2015-06-23

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Webquest: inovação pedagógica na formação de professores de Enfermagem
  • Autor: Maruxo, Harriet Bárbara
  • Orientador: Prado, Claudia
  • Assuntos: Educação Em Enfermagem; Ensino Superior; Informática Em Enfermagem; Tecnologia Educacional; Education Higher; Education Technology; Information Technology; Nursing Education
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Os constantes avanços tecnológicos levam a mudanças no perfil dos alunos fazendo-se necessária a inclusão de tecnologias no campo educacional. Entre os recursos tecnológicos a serem utilizados cita-se a chamada WebQuest, que é pautada na resolução de desafios e tem com objetivo central o fortalecimento do processo crítico-reflexivo dos alunos, afim de torná-los responsáveis pela sua aprendizagem. Com a proposta da formação de alunos voltados a uma perspectiva reflexiva, o Curso de Licenciatura da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP) optou por utilizar a estratégia WebQuest em suas disciplinas, pensando na formação desses futuros professores. Objetivos: Construir e implementar a estratégia WebQuest no Curso de Licenciatura em Enfermagem da EEUSP; avaliar as Histórias em Quadrinho (HQs) desenvolvidas pelos alunos; e avaliar a construção das WebQuests realizadas pelos alunos do referido Curso. Método: Este estudo foi dividido em três etapas em consonância com os objetivos elencados. A primeira etapa constituiu-se como pesquisa aplicada de produção tecnológica, sendo desenvolvido e implementado uma WebQuest voltada a temática \"Concepções Pedagógicas\". A segunda etapa referiu-se a avaliação das HQs desenvolvidas pelos alunos na referida WebQuest, tratando-se de uma pesquisa exploratório-descritiva e documental. A terceira etapa, também considerada uma pesquisa exploratório-descritiva e documental, referiu-se a avaliação das WebQuests construídas pelos alunos, com a utilização de uma Rubrica que permitia a classificação das Webquests em Iniciante, Profissional e Mestre, conforme a pontuação alcançada. Fizeram parte deste estudo 12 HQs e 21 WebQuests. A coleta de dados ocorreu pela análise dos documentos produzidos pelos licenciandos, recuperadas pela plataforma Moodle do curso em questão. Resultados: A construção da WebQuest Concepções Pedagógicas iniciou-se pela definição do tema e objetivos, passando a revisão de literatura, busca por links, vídeos, imagens e textos disponíveis online, sendo posteriormente estruturada por meio do Google Sites®. Sua implementação ocorreu de forma presencial no laboratório de informática da EEUSP, com o suporte de Tecnologias Digitais da Comunicação e Informação (TDCI), encerrando-se com a entrega das HQs via email. Entre as 12 (100%) HQs criadas, a Concepção mais adotada tratou-se da Tradicionalista em 5 (42%) HQs, no que tange a presença dos elementos obrigatórios evidenciou-se que 11 (92%) apresentaram os elementos: objetivo, papel do professor, papel do estudante e autores vinculados à concepção. Em relação às WebQuests desenvolvidas verificou-se um total de 21 (100%), das quais 10 (48%) enquadraram-se na categoria Mestre, oito (38%) na categoria Profissional e três (14%) na categoria Iniciante. Todas as WebQuests possuíam os elementos Introdução e Processo/Recursos, enquanto 20 (95%) possuíam o elemento Tarefa. Além disso, 14 (64%) WebQuests possibilitam que seus usuários desenvolvam Habilidades de Pensamento do Nível Superior. Conclusão: Por meio deste estudo evidenciou-se que a estratégia WebQuest possibilita o desenvolvimento do processo reflexivo, crítico, colaborativo e propositivo entre os alunos, tornando o professor um mediador da aprendizagem. Vale destacar, porém, a necessidade de maiores incentivos quanto a seu uso na área da saúde, principalmente no que concerne a Enfermagem.
  • DOI: 10.11606/D.7.2015.tde-16092015-161351
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem
  • Data de criação/publicação: 2015-06-23
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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