skip to main content

Mineral trióxido agregado (MTA) cinza ou branco misturado com gluconato de clorexidina 2% e cloreto de cálcio 5%

J. C. C. Monteiro M. C Kuga; J. F Siqueira-Jr; J. M Guerreiro-Tanomaru; M Guerreiro-Tanomaru; Marco Antonio Hungaro Duarte; G Faria; Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - SBPqO (28. 2011 Águas de Lindóia, SP)

Brazilian Oral Research São Paulo v. 25, p. 29, res. AO018, Sept. 2011. Supplement 1

São Paulo 2011

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Mineral trióxido agregado (MTA) cinza ou branco misturado com gluconato de clorexidina 2% e cloreto de cálcio 5%
  • Autor: J. C. C. Monteiro
  • M. C Kuga; J. F Siqueira-Jr; J. M Guerreiro-Tanomaru; M Guerreiro-Tanomaru; Marco Antonio Hungaro Duarte; G Faria; Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - SBPqO (28. 2011 Águas de Lindóia, SP)
  • Assuntos: AGREGADO DE TRIÓXIDO MINERAL; CLOREXIDINA; CLORETO; AGENTES ANTIMICROBIANOS
  • É parte de: Brazilian Oral Research São Paulo v. 25, p. 29, res. AO018, Sept. 2011. Supplement 1
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: O objetivo deste estudo foi investigar o efeito de uma mistura de cloreto de cálcio CaCl2 5% e digluconato de clorexidina 2% (CHX) sobre as propriedades físicos-químicas e atividade antimicrobiana do MTA cinza e branco. Estudo: MTA Cinza (I) e MTA Branco (II) com água (Ia e IIa) ou com aditivos, digluconato de clorexidina a 2% sozinho (Ib e IIb) ou combinada com CaCl2 5% (Ic e IIc) foram colocados em tubos de plástico e imersos em frascos de vidro contendo água deionizada. Após 24 horas, 7, 14 e 28 dias a água em que cada um tinha sido imerso foi testado para determinar as mudanças de pH e liberação de cálcio usando espectometria de absorção atômica. Para a análise do tempo de presa, agulhas Gilmore pesando 100 gramas e 456,5 g, foram utilizados, em conformidade com a norma ISO 6876. A atividade antimicrobiana foi avaliada em teste de difusão em ágar com E. faecalis (ATCC29212) e cepas M. luteus (ATCC 9341). Resultados: todos os cimentos foram alcalinos e liberaram cálcio. Não houve diferença estatística entre os grupos experimentais, em diferentes períodos de análise (P>0,05). MTA cinza ou branco, a associação de CaCl2 5% com 2% CHX, teve o menor tempo de presa (P<0,05). Os resultados demonstraram que E. faecalis e M. luteus foram inibidos por todos os grupos. A combinação de CaCl2 5% com CHX 2%, promoveu uma zona de maior atividade antimicrobiana do que o MTA com água (P<0,05). Conclusão: a associação da CHX 2% e CaCl2 5% (1:1, v/v) pode ser usado como acelerador do MTA cinza ou branco, sem alterar as propriedades físico-químicas e aumentar a atividade antimicrobiana, quando comparado ao MTA com água
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2011
  • Formato: p. 29, res. AO018.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.