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Na ciranda polifônica, a literatura infantil ressoa entre vozes das ciências sociais sobre as culturas da infância. Inês, de Roger Mello e Mariana Massarani, sem favor, entrou na roda

Asse, Roberta Pinheiro

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2023-04-05

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Na ciranda polifônica, a literatura infantil ressoa entre vozes das ciências sociais sobre as culturas da infância. Inês, de Roger Mello e Mariana Massarani, sem favor, entrou na roda
  • Autor: Asse, Roberta Pinheiro
  • Orientador: Cunha, Maria Zilda da
  • Assuntos: Culturas Das Infâncias; Inês De Roger Mello E Mariana Massarani; Literatura Infantil Contemporânea; Literatura Comparada; Estudos Sociais Sobre As Infâncias; Inês De Roger Mello And Mariana Massarani; Contemporary Children'S Literature; Comparative Literature; Childhood Cultures; Social Studies On Childhoods
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O presente trabalho propõe reflexões acerca da literatura infantil contemporânea sob consideração de visões de infâncias advindas das ciências sociais e dos estudos comparados de língua portuguesa, associados ao procedimento de escuta de vozes infantis e de leituras analíticas de livros ilustrados. A via comparatista é orientada por estudos das pesquisadoras brasileiras Tania Carvalhal e Sandra Nitrini e, no âmbito das ciências sociais, contamos com as pesquisas de Daniel Goldin, David Buckingham e Manuel Sarmento, que trazem importantes contribuições. As obras analisadas devem-se a dois momentos desta pesquisa - um deslocamento para Portugal, perspectivando consulta a um acervo pertinente aos propósitos desta investigação, e a obra Inês (2015), de Roger Mello e Mariana Massarani, selecionada como corpus principal, em razão de sua paradoxal simples e complexa densidade, e o seu favorecimento ao acesso às infâncias. Desse modo, atesta-se como a leitura de livros, cujas linguagens encontram-se em híbridos e profícuos diálogos, pode refletir visões que consideram a plena capacidade interpretativa e recriadora dos leitores. Compõe-se assim uma fortuna crítica inédita acerca de uma parte da literatura infantil contemporânea, contextualizada de maneira a demonstrar uma rede de agentes formadores, advindos de diversas áreas do saber, transformados em artefatos plurissignificantes em diálogo com as culturas infantis.
  • DOI: 10.11606/D.8.2023.tde-18082023-113301
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2023-04-05
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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