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A cor como espelho da sociedade e da cultura um estudo do sistema cromático do design de embalagens de alimentos

Carla Patrícia de Araújo Pereira Issao Minami

2011

Localização: FAU Maranhão - Fac. Arquit. Urbanismo- Pos-Grad.    (043:7.05 P436cor +1CD-ROM )(Acessar)

  • Título:
    A cor como espelho da sociedade e da cultura um estudo do sistema cromático do design de embalagens de alimentos
  • Autor: Carla Patrícia de Araújo Pereira
  • Issao Minami
  • Assuntos: COR (SIMBOLOGIA); SEMIÓTICA; EMBALAGENS (HISTÓRIA); COMUNICAÇÃO VISUAL; DESIGN GRÁFICO; HISTÓRIA DO DESIGN
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Com base em um referencial teórico que incluiu a história da arte e do design, a semiótica e estudos da cor na cultura, esta tese defende a ideia de cor como linguagem e construção cultural, observando seu uso em diferentes sistemas de significação e, especialmente, no design de emba-lagens. O trabalho parte da evolução da linguagem visual da embala-gem, observada entre o final do século XIX e o início do século XX, ex-pondo as mudanças no design como expressão dos diferentes momentos da sociedade e da cultura visual ocidental e resgatando a importância histórica do colorido para as embalagens. Num segundo momento, a tese revisa fundamentos da teoria semiótica transpondo-os para uma abordagem da cor como signo e para a investigação da linguagem cro-mática como um sistema. Para explicitar os princípios estruturais dessa linguagem, através de pesquisa bibliográfica, revisam-se os significados atribuídos às cores e demais características cromáticas nos usos cotidia-nos e nos discursos religiosos, científicos e artísticos dos quais a cor tem sido objeto. Através de estudo empírico, a tese examina a linguagem cromática do design de embalagens contemporâneo, a partir de um cor-pus composto por embalagens de alimentos comercializados no Brasil. Os resultados mostraram que o sistema de significados da cor no design de embalagens se apoia tanto nos campos associativos gerados pelos atributos de matiz, claridade e saturação das cores, quanto nas oposi-ções cromáticas que tais características criam e que correspondem a oposições semânticas. A abordagem do estudo foi além do plano estru-tural, envolvendo simultaneamente aspectos sintáticos, semânticos e pragmáticos da cor, buscando explicitar sua utilização como instrumento para a difusão de ideias e valores. (Continua)
    (Continuação) Foi observado que as cores assumem simultaneamente funções visuais, sinestésicas, indicativas e simbólicas na comunicação da embalagem. No nível simbólico, os sentidos mais frequentes assumidos pelas cores corresponderam aos diferentes discursos que orientam as práticas alimentares contemporâneas. A pesquisa mostrou que o design dialoga com outros sistemas de significação e resgata, difunde e reelabora o simbolismo das cores para construir imagens de “sofisticação”, “pureza”, “bem-estar”, “saúde”, “natureza”, “ecologia”, “diversão” e “feminilidade”, entre outras, refletindo concepções ideológicas e culturais que têm lugar na vida cotidiana.
  • Data de criação/publicação: 2011
  • Formato: 257 p il 1CD-ROM.
  • Idioma: Português

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