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Relatório de análise estatística sobre o projeto “Construção de instrumento para avaliação do ensino de graduação da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo”

Jonath Martins Costa Tales Dan Taira Tamada; Luís Gustavo Esteves

São Paulo IME-USP 2016

Localização: IME - Inst. Matemática e Estatística    (PROD-3133414 )(Acessar)

  • Título:
    Relatório de análise estatística sobre o projeto “Construção de instrumento para avaliação do ensino de graduação da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo”
  • Autor: Jonath Martins Costa
  • Tales Dan Taira Tamada; Luís Gustavo Esteves
  • Assuntos: ESTATÍSTICA APLICADA
  • Notas: Disponível em: https://repositorio.usp.br/directbitstream/015435fd-28e7-45b9-aec6-3b83337d718d/3133414.pdf. Acesso em: 14 jul. 2023
  • Notas Locais: RAE-CEA-16P27
  • Descrição: Para avaliar a qualidade do curso de graduação da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, foi construído um questionário contendo 61 itens. O questionário segue a escala Likert com 4 opções de resposta para cada item, sendo de 1 (discordo totalmente) até 4 (concordo totalmente). Neste trabalho, analisaremos 221 questionários respondidos por estudantes de 5 disciplinas da graduação. O objetivo deste trabalho é auxiliar na construção um novo questionário a partir da análise dos questionários respondidos. Nas análises de cada item, foram feitos gráficos de barras para descrever as respostas dos alunos de diferentes disciplinas para cada item do questionário, dendogramas para avaliar a associação entre os itens através da correlação e foi calculado o coeficiente Alfa de Cronbach para medir a consistência interna do questionário. Foram detectadas correlações altas entre alguns pares de itens, indicando associação entre os mesmo. A fim de observar quais dos 4 níveis de resposta eram associados com cada item do questionário, foram feitos gráficos a partir da análise de Correspondência, que indicaram avaliações positivas de todas as disciplinas analisadas. Foi utilizada a análise de Componentes Principais no questionário a fim de tentar criar um número menor de variáveis que expliquem a variabilidade total dos dados. O número de componentes principais foi usada para estimar a quantidade de variáveis latentes a serem utilizadas na análise Teoria de Resposta ao Item (TRI), em caráter exploratório, e na Análise Fatorial. Neste trabalho, a TRI foi utilizada para detectar itens similares quanto ao padrão de resposta, a partir das distâncias entre os parâmetros estimados das curvas de respostas dos itens (quando possível). Com o auxílio das componentes principais observadas, foi feita a análise fatorial com o objetivo de agrupar os itens do questionário
    o em torno de possíveis variáveis latentes existentes, e interpretáveis, do questionário. Esses achados podem orientar os pesquisadores no processo de redução e/ou aprimoramento do questionário para futuras avaliações.
  • Editor: São Paulo IME-USP
  • Data de criação/publicação: 2016
  • Formato: 137 p.
  • Idioma: Português

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