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Textos, aprendizagem e desenvolvimento do pesquisador no processo formativo do mestrado acadêmico

Ferreira-Santos, Thiago Jorge

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2020-05-29

Acesso online

  • Título:
    Textos, aprendizagem e desenvolvimento do pesquisador no processo formativo do mestrado acadêmico
  • Autor: Ferreira-Santos, Thiago Jorge
  • Orientador: Lousada, Eliane Gouvêa
  • Assuntos: Aprendizagem Epistêmica; Textos; Pesquisador; Formação Em Pesquisa; Desenvolvimento; Epistemic Learning; Education For Research; Development; Researcher; Texts
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Esta pesquisa de doutorado teve como objetivo investigar, de forma longitudinal, o desenvolvimento do pesquisador durante o processo formativo do mestrado acadêmico. De forma mais específica, buscamos verificar qual o papel da linguagem nesse processo por meio da análise das versões comentadas e finais dos textos escritos (projeto de pesquisa, relatório de qualificação e dissertação de mestrado) e dos textos orais (exame de qualificação e defesa de mestrado) prescritos pelo dispositivo formativo. Para isso, apoiamo-nos nos pressupostos teóricos do interacionismo social (VIGOTSKI, 2004, 2007, 2009; VIGOTSKI; LURIA, 1996) e do interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2006, 2008; BULEA; BRONCKART, 2008; BOTA, 2011, 2018). As noções vigotskianas referentes à relação do pensamento com a linguagem, bem como às fases de formação de conceitos foram importantes para a interpretação dos nossos dados e os estudos contemporâneos sobre os trabalhos de Vigotski, sobretudo a noção de instrumento psicológico (FRIEDRICH, 2012), também foram utilizados em nossa pesquisa. Ademais, as noções de desenvolvimento do pesquisador pela linguagem, tipos de discurso, aprendizagem epistêmica e raciocínio, advindas do interacionismo sociodiscursivo (ISD) foram relevantes para atingirmos nossos objetivos. Para as análises, foram coletados os textos pertencentes aos gêneros textuais exigidos no mestrado de três estudantes da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, matriculados em diferentes programas de pós-graduação da área de Linguística e Literatura. Portanto, analisamos as versões finais e versões comentadas pelos orientadores, pertencentes aos gêneros textuais projeto de pesquisa, relatório de qualificação e dissertação de mestrado, como também as transcrições das gravações em áudio dos exames de qualificação e das defesas orais. Os textos foram analisados por meio dos níveis da arquitetura textual proposta pelo ISD, complementados com os estudos da linguística textual e da análise do discurso, como Koch (2001, 2006), Mondada e Dubois (1995, 2003), Cavalcante (2000, 2003), Perelman e Olbrecths-Tyteca (2005), Maingueneau (2008), Fiorin (2015), Tutin (2015), Fløttum e Vold (2015). As análises dos textos produzidos no mestrado pelos três participantes nos forneceram alguns índices linguístico-discursivos pelos quais pudemos discutir o desenvolvimento do pesquisador, particularmente da capacidade que os estudantes desenvolvem para fazer interagir o pensamento com a linguagem, a fim de se apropriarem dos conceitos e raciocínios científicos. No tocante à aprendizagem de novos conceitos, verificamos a presença constante de raciocínios indicadores de conceitos não maduros, os quais podem ser encontrados até o final do processo do mestrado, além de outras construções que apontam ora para uma aprendizagem ainda inicial, ora um pouco mais sofisticada. A partir dessas constatações, oriundas das análises das partes de fundamentação teórica, foi possível verificar que a aprendizagem epistêmica de conceitos funciona como instrumento psicológico na construção de processos de generalização e abstração que se materializam nas análises e nos resultados das pesquisas. Em conclusão, constatamos que o processo formativo do mestrado é importante como início de uma aprendizagem de conceitos e raciocínios científicos que estão na base da formação do pesquisador.
  • DOI: 10.11606/T.8.2020.tde-18082020-172140
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2020-05-29
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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