skip to main content

Ecogenética comparativa de três espécies de Stylosanthes que ocorrem no Estado de São Paulo: S. guianensis (Aubl.) Sw., S. scabra Vog. e S. viscosa Sw.

Paterniani, Maria Lidia Stipp

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz 1984-08-17

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Ecogenética comparativa de três espécies de Stylosanthes que ocorrem no Estado de São Paulo: S. guianensis (Aubl.) Sw., S. scabra Vog. e S. viscosa Sw.
  • Autor: Paterniani, Maria Lidia Stipp
  • Orientador: Martins, Paulo Sodero
  • Assuntos: Estilosante; Genética Ecológica Vegetal; Variedades Vegetais
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O presente trabalho teve como objetivo primordial, estudar os aspectos ecogenéticos de três espécies do gênero Stylosanthes (Leguminosae - Papilionoideae) que ocorrem como plantas colonizadoras tanto em áreas de pastagens como em áreas com diferentes graus de alteração, em diversas regiões do Estado de São Paulo. As três espécies estudadas foram: S. guianensis (Aubl.) Sw., S. scabra Vog. e S. viscosa Sw. Para alcançar os objetivos propostos, foram realizados estudos da distribuição espacial e do tipo de associação entre as três espécies em dez diferentes áreas localizadas nos municípios de Piracicaba, São Pedro, Americana e Charqueada, todos no Estado de São Paulo. Das dez áreas estudadas, cinco correspondiam a áreas de pastagens e cinco a áreas sem pressão animal, porém com diferentes graus de alteração. Nessas mesmas áreas, foram também, determinadas a densidade e a freqüência das três espécies de Stylosanthes. Foi feita a classificação edáfica e climática das dez áreas estudadas, procurando-se correlacionar as características das mesmas com a ocorrência das três espécies de Stylosanthes. Através de duas fontes bibliográficas e dos resultados das coletas realizadas, procurou-se também localizar num mapa, a distribuição geográfica das três espécies no Estado de São Paulo. Como parte dos objetivos propostos, procurou-se avaliar a variabilidade, com relação à dormência de sementes, tanto entre famílias como entre populações das três espécies de Stylosanthes estudadas. Para tanto, foram realizados ensaios de germinação, utilizando-se sementes colhidas nas áreas onde foram realizados os levantamentos e estudos para as três espécies de Stylosanthes. Como principais conclusões advindas dos resultados obtidos no presente trabalho, podem ser citadas as seguintes: a) Populações naturais das três espécies de Stylosanthes tendem a apresentar distribuição espacial do tipo colonial; b) Apesar das três espécies de Stylosanthes estarem ocorrendo, praticamente, em todas as áreas estudadas, raramente há associação entre elas, ou seja, há uma tendência das espécies se excluírem umas às outras; c) Com relação à dormência de sementes, há variabilidade tanto inter como intra-específica. Essa variabilidade deve ser resultado da interação dos componentes genéticos e ambientais; d) Para uma mesma região, a espécie S. guianensis tende a ser a mais freqüente e de maior densidade em áreas sem pressão animal, e, em áreas de pastagem o mesmo ocorre para a espécie S. scabra. Este fato parece sugerir que a espécie S. scabra é mais adaptada às condições de pastoreio; adaptação esta que se dá através de seleção natural.
  • DOI: 10.11606/D.11.1984.tde-20220208-024740
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz
  • Data de criação/publicação: 1984-08-17
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.