skip to main content

Resistência mecânica e tempo de presa do cimento Portland com diferentes radiopacificadores

R. Viapiana M Tanomaru-Filho; V Morales; G. F Silva; Marco Antonio Hungaro Duarte; J. M. S. N Reis; J. M Guerreiro-Tanomaru; Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - SBPqO (27. 2010 Águas de Lindóia, SP)

Brazilian Oral Research São Paulo v. 24, p. 255, res. PNc070, Sept. 2010. Supplement 1

São Paulo 2010

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Resistência mecânica e tempo de presa do cimento Portland com diferentes radiopacificadores
  • Autor: R. Viapiana
  • M Tanomaru-Filho; V Morales; G. F Silva; Marco Antonio Hungaro Duarte; J. M. S. N Reis; J. M Guerreiro-Tanomaru; Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - SBPqO (27. 2010 Águas de Lindóia, SP)
  • Assuntos: CIMENTO PORTLAND; AGREGADO DE TRIÓXIDO MINERAL; MATERIAIS OBTURADORES DO CANAL RADICULAR
  • É parte de: Brazilian Oral Research São Paulo v. 24, p. 255, res. PNc070, Sept. 2010. Supplement 1
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: O Mineral Trióxido Agregado (MTA) é composto por cimento Portland (CP) e óxido de bismuto (OB) usado como agente radiopacificador. Outros radiopacificadores têm sido propostos detacando-se o óxido de zircônia (OZ) e tungstato de cálcio (TC). O objetivo do presente estudo foi avaliar a resistência à compressão (RC) e tempo de presa (TP) do MTA e CP associado a diferentes radiopacificadores. Foram confeccionados corpos de prova com dimensões padronizadas dos seguintes materiais: G1) CP; G2) MTA (MTA Branco, Ângelus, Brasil); G3)CP + OB; G4)CP+OZ; G5) CP+TC. Para o teste de RC, realizado após 24hs e 21 dias, foram confeccionados cilindros (n=6) de 6mm de diâmetro e 12 de altura. Os corpos de prova foram submetidos ao teste de RC em máquinas de ensaios mecânicos EMIC DL com velocidade de 0,55mm/s. O tempo de presa segundo norma 57 da ADA/ASTM foi avaliado com corpos de prova de 2mm de altura e 10mm de diâmetro (n=6) e agulhas de 100g e 2mm de diâmetro para a presa inicial (TPI) e 456g e 1mm de diâmetro para a presa final (TPF). Os dados foram submetidos ao teste ANOVA e Tukey, com 5% de significância. Os resultados demonstraram que o TPI foi maior para G1 em relação aos demais grupos (p<0.05). O TPF foi maior para o G1 e G5 e menor para o G2. A RC 24h foi maior para G1 e G4 e menor para G2 e G3. A RC 21 dias foi menor para o G3. Conclui-se que o acréscimo de radiopacificador ao cimento Portland diminui seu tempo de presa e a adição de óxido de bismuto diminui a resistência à compressão aos 21 dias
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2010
  • Formato: p. 255, res. PNc070.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.