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Conglomerados midiáticos regionais: os meios de comunicação como meios de produção na territorialização do capital

Barros, Janaina Visibeli

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2019-04-03

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Conglomerados midiáticos regionais: os meios de comunicação como meios de produção na territorialização do capital
  • Autor: Barros, Janaina Visibeli
  • Orientador: Paulino, Roseli Aparecida Figaro
  • Assuntos: Conglomerados De Mídia; Territorialização Do Capital; Trabalho; Jornalismo Local; Coronelismo Eletrônico; Job; Electronic "Colonelismo"; Media Conglomerates; Territorialization Of Capital; Local Journalism
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Acompanha CD-R - t301.161 B277c (anexo);Programa de Pós-graduação em Artes Visuais
  • Descrição: Esta tese se interessa por compreender como os conglomerados midiáticos regionais participam da territorialização do capital, no interior do Brasil, e como tais organizações racionalizam o trabalho no processo produtivo. Para tanto, foi realizado o estudo de dois conglomerados regionais, sendo um detentor de outorga de tv comercial e outro de tv educativa, localizados na cidade de Divinópolis, na região Centro-oeste de Minas Gerais. Como método de pesquisa, foram realizadas \"escavações\" de dados sobre os conglomerados e seus grupos políticos e econômicos, para conhecer seu território de atuação. A fim de compreender o processo de racionalização do trabalho, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com trabalhadores locais que trabalharam nas duas tvs ligadas aos conglomerados. Concluímos que os meios de comunicação são meios de produção que cumprem papel de agentes discursivos e econômicos. No processo de territorialização dos conglomerados, vários preceitos constitucionais e regulamentações da comunicação são desrespeitados, por meio de manobras jurídicas dos grupos. Os trabalhadores participam da territorialização do capital no exercício de sua atividade e ao ressignificarem os valores neoliberais da cultura organizacional dos grupos de mídia. No processo produtivo, não há diferenças entre os conteúdos produzidos entre tv comercial e tv educativa. Ambas se orientam pelo padrão estético produtivo do Grupo Globo. O jornalismo local não faz investigação e a lógica comercial dos grupos participa do produto jornalístico ofertado na região. A concentração de mídias de ambos conglomerados é um instrumento de monopólio da fala que isola o município, impede vozes contestadoras, bloqueia o desenvolvimento do mercado local da comunicação e participa da precarização do trabalho. As articulações políticas e econômicas dos grupos mantêm o sistema de reciprocidade do coronelismo eletrônico, pelo qual há trocas de favores entre radiodifusores e representantes políticos.
  • DOI: 10.11606/T.27.2019.tde-24052019-102718
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2019-04-03
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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