skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Busca Geral
Or hit Enter to replace search target
Or select another collection:
Search in:
Busca Geral
Busca Avançada
Busca por Índices
This feature requires javascript
This feature requires javascript
A Filosofia
da
ciência em livros didáticos de filosofia contribuições para o ensino de ciências
Caio Seiji Nagayoshi Daniela Lopes Scarpa; Hamilton Haddad Junior
2019
Localização:
IB - Instituto de Biociências
(QH315 N147f )
e outros locais
(Acessar)
This feature requires javascript
Localização & Reservas
Detalhes
Resenhas & Tags
Solicitações
Mais Opções
Prateleira Virtual
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
A Filosofia
da
ciência em livros didáticos de filosofia contribuições para o ensino de ciências
Autor:
Caio Seiji Nagayoshi
Daniela Lopes Scarpa
;
Hamilton Haddad Junior
Assuntos:
BIOLOGIA -- ESTUDO E ENSINO
;
ENSINO
;
CIÊNCIA
;
FILOSOFIA
DA
CIÊNCIA
;
LIVRO DIDÁTICO
;
Ensino De Biologia
;
Biology - Study And Teaching
;
Philosophy Of Science
;
Science
;
Teaching
;
Textbook
Notas:
Tese (Doutorado)
Descrição:
Na área de ensino de ciências, há um consenso de que a alfabetização científica deve envolver não só o conhecimento de
teorias
e conceitos científicos, mas, também, a compreensão
da
natureza
da
ciência (NdC). As discussões sobre a NdC se apoiam em disciplinas acadêmicas como a filosofia e a história
da
ciência. Ao mesmo tempo, a filosofia
da
ciência é um ramo
da
filosofia e, como tal, pode ser ensinada como parte do ensino de filosofia. Contudo, a
comunicação
entre estas duas áreas é escassa. Buscando contribuir para tal diálogo, o presente trabalho procura caracterizar as imagens de ciência veiculadas pelos livros didáticos de filosofia do PNLD. A metodologia utilizada é baseada na análise de conteúdo. Foram analisados os trechos que tratam de temas relacionados à filosofia
da
ciência a partir de categorias elaboradas com base na literatura e nos próprios livros didáticos. Os resultados indicam que há: temas compartilhados entre ambas as áreas; temas específicos de cada área; e temas
da
filosofia da ciência não abordados em nenhum dos casos. Ainda, as imagens relacionadas a alguns dos temas variam entre os próprios livros e com relação às discussões em NdC. Tais resultados corroboram a convergência temática (mesmo que parcial) entre as áreas e a necessidade de diálogo entre ambas. Possíveis implicações para o ensino de ciências são discutidas.
Data de criação/publicação:
2019
Formato:
172 p.
Idioma:
Português
Links
Este item no Dedalus
Acesso ao doi
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
Anterior
Resultado
5
Avançar
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_VIDEOS),scope:("PRIMO"),scope:(USP_FISICO),scope:(USP_EREVISTAS),scope:(USP),scope:(USP_EBOOKS),scope:(USP_PRODUCAO),primo_central_multiple_fe
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript