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Tecnologias imersivas na educação: estudos de caso de aplicação de realidade virtual para aprendizado e treinamento na educação superior.

Moreira, Paulo Muggler

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica 2021-02-24

Acesso online

  • Título:
    Tecnologias imersivas na educação: estudos de caso de aplicação de realidade virtual para aprendizado e treinamento na educação superior.
  • Autor: Moreira, Paulo Muggler
  • Orientador: Tori, Romero
  • Assuntos: Ambientes Virtuais; Educação; Imersão; Treinamento; Presença; Realidade Virtual; Virtual Environments; Training; Presence; Immersion; Education; Virtual Reality
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa Engenharia Elétrica
  • Descrição: As tecnologias de Realidade Virtual (RV) são cada vez mais acessíveis financeiramente, mas também em sua ergonomia, usabilidade, e barreiras técnicas de implementação, manutenção e uso. Pretendemos aqui explorar o potencial dos ambientes imersivos baseados em RV na educação de uma forma geral, tanto para uso instrucional quanto para treinamento, pela possibilidade de colocar os alunos em contato com os conteúdos pertinentes em contextos realistas, a um baixo custo e de forma segura. Para que o seu uso na educação se dê de forma adequada e eficaz, cabe ao meio acadêmico construir argumentos que evidenciem os impactos, potencialidades e limitações do uso destas tecnologias. Visando contribuir com esta construção, realizamos aqui dois estudos de caso, um deles no contexto de uma aula imersiva em sala de aula (Aula Imersiva) e o outro no formato de um treinamento imersivo individual (Treinamento Imersivo). Para a aula imersiva desenvolvemos o conteúdo \"Modelos de Iluminação em Computação Gráfica\", e para o treinamento imersivo utilizamos o simulador de anestesia odontológica \"VIDA Odonto\", ambos desenvolvidos no Interlab-USP, com a colaboração do autor e dos demais integrantes da equipe do laboratório. Procuramos explorar correlações entre presença e graus de uso de mídia imersiva, tanto em uma aula expositiva quanto em uma atividade de treinamento prático, bem como estabelecer métricas e atribuir medidas a outros fatores de relevância para a experiência de aprendizado, como a ergonomia e usabilidade dos dispositivos aplicados.
  • DOI: 10.11606/D.3.2021.tde-10092021-105229
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica
  • Data de criação/publicação: 2021-02-24
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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