skip to main content

Pressupostos teórico-metodológicos da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano: uma pesquisa com adolescentes em medida socioeducativa

Coscioni, Vinicius ; Danielly Bart do Nascimento ; Edinete, Maria Rosa ; Koller, Sílvia Helena

Psicologia USP, 2018-12, Vol.29 (3), p.363-373 [Periódico revisado por pares]

Sao Paulo: Universidade de São Paulo - Instituto de Psicologia

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Pressupostos teórico-metodológicos da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano: uma pesquisa com adolescentes em medida socioeducativa
  • Autor: Coscioni, Vinicius ; Danielly Bart do Nascimento ; Edinete, Maria Rosa ; Koller, Sílvia Helena
  • Assuntos: délinquance juvénile ; méthodologie ; psychologie du développement ; PSYCHOLOGY, MULTIDISCIPLINARY
  • É parte de: Psicologia USP, 2018-12, Vol.29 (3), p.363-373
  • Descrição: Este artigo tem por objetivos: (1) apresentar os pressupostos teórico-metodológicos da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano (TBDH); e (2) relatar de que forma esses pressupostos influenciaram a condução de uma pesquisa com adolescentes em medida socioeducativa. Apresentam-se as fases da TBDH, destacando-se a transformação de uma abordagem centrada no contexto a uma teoria que enfatiza os processos cotidianos. Os elementos do Modelo PPCT (Processo-Pessoa-Contexto-Tempo) são discutidos e sugerem-se delineamentos metodológicos como forma de acessá-los em uma pesquisa. Um estudo conduzido com adolescentes em medida socioeducativa é apresentado como forma de operacionalizar o uso da teoria em uma atividade investigativa. A formulação do problema de pesquisa, o delineamento do método e a interpretação dos resultados são discutidos à luz dos pressupostos teórico-metodológicos característicos da teoria.
  • Editor: Sao Paulo: Universidade de São Paulo - Instituto de Psicologia
  • Idioma: Português;Inglês

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.