skip to main content

Representações sociais de alunos universitários sobre o termo "ORGÂNICO"

Deise Zamboni Schaffer Daisy de Brito Rezende

2007

Localização: CQ - Conjunto das Químicas    (T T540.07 S296r ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    Representações sociais de alunos universitários sobre o termo "ORGÂNICO"
  • Autor: Deise Zamboni Schaffer
  • Daisy de Brito Rezende
  • Assuntos: QUÍMICA (ESTUDOE ENSINO); QUÍMICA ORGÂNICA; ENSINO SUPERIOR; PSICOLOGIA SOCIAL
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa Interunidades em Ensino de Ciências Modalidades Física, Química e Biologia IF/FE/IQ/IB
  • Descrição: Este trabalho investiga as Representações Sociais de alunos universitários de um termo que pela sua polissemia (orgânico) está ligado a conceitos científicos familiares a esse publico escolhido e ao mesmo tempo possui diversos significados possíveis. Desta forma utilizando como referencial metodológico a Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici investigamos as características das representações desse publico bem como conseguimos identificar os elementos constituintes do núcleo central da representação social desses estudantes observando suas semelhanças. A Psiclologia Social através da Teoria das Representações Sociais sugere que tais representações são formas de conhecimentos socialmente construídos e que possuem também uma coerência e racionalidade assim como as outras formas de conhecimento, adquiridas na cultura escolar e que as novas aquisições intelectuais do sujeito são somadas às suas representações e não a substituem. Portanto haverá uma coexistência entre as representações de conceitos científicos com as de senso comum. Verificou-se através da análise dos dados obtidos em nosso estudo que a cultura escolar, portanto amplia o universo de representações do sujeito propiciando uma articulação entre os saberes cotidianos e os científicos
  • Data de criação/publicação: 2007
  • Formato: 86 p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.