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A invisível luz que projeta a sombra do agora: gênero, artefato e epistemologias na arte contemporânea brasileira de autoria negra

Viana, Janaina Barros Silva

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Estética e História da Arte 2018-08-23

Acesso online

  • Título:
    A invisível luz que projeta a sombra do agora: gênero, artefato e epistemologias na arte contemporânea brasileira de autoria negra
  • Autor: Viana, Janaina Barros Silva
  • Orientador: Silva, Dilma de Melo
  • Assuntos: Arte Brasileira Contemporânea; Autoria Negra; Epistemologias; Gênero E Artefato; Black Authorship; Contemporary Brazilian Art; Epistemologies; Genre And Artifact
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte - ECA/FAU/FFLCH
  • Descrição: Nesta pesquisa propõe-se o debate sobre aspectos da experimentação em artes visuais pautado no papel do autor e nos discursos traçados pelas relações de identidade e alteridade na arte contemporânea. O retorno à ideia do artista como autor e a individualização dos critérios artísticos ao longo do século XX e XXI tornam-se fundamentais para discutir visualidades em busca de redefinições a respeito das formas de protagonismos no cenário artístico como é o caso de produções associadas diretamente ao epíteto arte afro-brasileira, no sentido em que se refere a produções múltiplas em temas, linguagens, discursos e estratégias de leituras. Traça-se um breve panorama sobre uma cena de autoria negra e seus trânsitos em espaços institucionais nas últimas décadas. Além de apresentar um recorte que considera a leitura da própria pesquisa poética visual. Tem-se como interesse, refletir sobre a construção de epistemologias a partir do debate de gênero e artefato na arte contemporânea. Assim, destacam-se nesta discussão os trabalhos de Rosana Paulino, Sonia Gomes e Lidia Lisboa. O artefato aparece nesta escrita como performance e método: escrita contranarrativa, memória e gesto político. Apresenta a problemática nos lugares de fricção em relação às terminologias instauradas, às condutas poéticas e éticas na arte contemporânea e suas epistemologias. Qual a relevância em sinalizar a origem étnica de uma autoria numa dada forma poética dentro de um contexto histórico e político? Quais movimentos na confuguração de um discurso visual implicam na construção de uma leitura sobre gênero? Quais gestos operativos sinalizam essa condição? De qual maneira nós construímos os nossos olhares e nossas perspectivas nesta encruzilhada sobre a ideia de histórias pessoais e universalidades, microestruturas e macroestruturas? Quando estas autorias falam por si? Qual o lugar possível de legitimidade delas? Quais são as estratégias possíveis de reescritas de contranarrativas?
  • DOI: 10.11606/T.93.2018.tde-05122018-095812
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Estética e História da Arte
  • Data de criação/publicação: 2018-08-23
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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