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Programação de distribuição dutoviária de derivados de petróleo
Rubens Rejowski Junior José Maurício Pinto 1965-
2001
Localização:
EPBC - Esc. Politécnica-Bib Central
(FD-2895 )
e outros locais
(Acessar)
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Título:
Programação de distribuição dutoviária de derivados de petróleo
Autor:
Rubens Rejowski Junior
José Maurício Pinto 1965-
Assuntos:
ENGENHARIA QUÍMICA
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Descrição:
Durante muitos anos, o mercado petrolífero brasileiro teve a participação somente de uma empresa. Porém este cenário está alterado com a abertura deste e a conseqüente participação de diversas outras empresas, que em sua maioria provêm de outros países. Assim, devido a esta crescente competição, a correta operação de sistemas operacionais petrolíferos torna-se crucial. A operação de distribuição e transporte de produtos derivados de petróleo pode ser efetuada utilizando-se dos sistemas rodoviário, ferroviário, dutoviário e finalmente por meio de navios. Os dutos compõem um mecanismo econômico de transporte de produtos quando estes são distribuídos em grandes quantidades. As Indústrias Petrolífera e Petroquímica têm utilizado os dutos nos últimos 40 anos para esta finalidade. O sistema considerado aqui é composto por uma refinaria de petróleo, um duto e diversos depósitos com localizações geográficas distintas, que por sua vez são conectados a mercados consumidores. Grandes quantidades de gasolina, óleo diesel, GLP (Gás Liqüefeito do Petróleo) e querosene de aviação são transportadas através deste duto. Os maiores problemas enfrentados para esta operação são os altos valores de demandas dos produtos determinados pelos mercados consumidores e as grandes variações que os mesmos apresentam em um curto espaço de tempo. Além disto, o seqüenciamento de produtos dentro do duto é restrito, sendo este um outro aspecto que faz com que a programação ótima de atividades deste
sistema operacional seja de difícil obtenção. Para isto, são desenvolvidos modelos de programação matemática mista-inteira linear para diversos sistemas dutoviários que devem respeitar condições de balanço de massa, de distribuição e de demanda pelos produtos a serem transportados e armazenados. Os modelos são baseados na representação uniforme de intervalos de tempo, sendo utilizadas as formulações Big-M e uma alternativa baseada em relações ) lógicas. Os resultados gerados para uma determinada operação são os níveis de estoque para todos os produtos na refinaria, em todos os segmentos do duto e em todos os depósitos ao longo da operação de distribuição. As formulações foram testadas e comparadas em diversos sistemas que contêm até três bases de distribuição. Os resultados mostram que a formulação alternativa é mais eficiente do ponto de vista computacional. Esta última formulação foi aplicada com sucesso a um sistema dutoviário real de transporte de quatro produtos derivados, denominado OSBRA que abastece cinco bases de distribuição nas regiões Sudeste e Centro-Oeste a partir da refinaria REPLAN de Paulínia (SP)
Data de criação/publicação:
2001
Formato:
145 p.
Idioma:
Português
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