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Silêncio dos professores? uma interpretação sociológica sobre a "ausência " da voz docente no jornalismo educacional
Fernanda Campagnucci Maria da Graca Jacintho Setton
2014
Localização:
FE - Faculdade de Educação
(37.047 C186s )
(Acessar)
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Título:
Silêncio dos professores? uma interpretação sociológica sobre a "ausência " da voz docente no jornalismo educacional
Autor:
Fernanda Campagnucci
Maria da Graca Jacintho Setton
Assuntos:
PROFESSORES
;
SOCIALIZAÇÃO
;
MEIOS DE COMUNICAÇÃO
;
Educação
;
Mídia
;
Ofício Docente
;
Socialização
;
Socialization Teachers Education Media
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Descrição:
Muitos são os agentes presentes hoje na cobertura da imprensa sobre educação: organizações não governamentais, políticos, pesquisadores, empresários. No entanto, constata-se a ausência da opinião dos professores da educação básica, apesar de estes se encontrarem em posição privilegiada para avaliar a execução das políticas educacionais. Esta pesquisa identifica e analisa o silêncio dos professores como uma construção social. Parte da hipótese de que se articulam nesse processo de silenciamento fatores de ordem objetiva e de ordem subjetiva. Como expressão de ordem objetiva, destacam-se o contexto de desvalorização social e econômica do papel do professor, as representações que circulam no imaginário social a respeito da docência e a existência de mecanismos legais, administrativos e burocráticos que tolhem sua liberdade de expressão. Como elementos de ordem subjetiva, salienta-se a dinâmica da identidade profissional docente, construída e assimilada a partir de um panorama de desvalorização e suas percepções sobre seu papel no debate educacional. Buscou-se compreender de que maneira esses fatores se articulam, a partir do aporte das teorias da socialização contemporâneas. Para desenvolver esse argumento, foram coletados dados secundários sobre o professorado e a docência no Brasil em fontes acadêmicas e midiáticas, e realizadas dez entrevistas em profundidade com professores da rede estadual de ensino de São Paulo
Data de criação/publicação:
2014
Formato:
132 p.
Idioma:
Português
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