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Práticas educativas parentais e o uso de drogas entre os adolescentes escolares

Martins, Mayra Costa

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto 2011-10-31

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Práticas educativas parentais e o uso de drogas entre os adolescentes escolares
  • Autor: Martins, Mayra Costa
  • Orientador: Pillon, Sandra Cristina
  • Assuntos: Adolescentes Escolares; Práticas Educativas Parentais; Uso De Drogas; Adolescent; Parental Practices; Substance Abuse
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: O uso de drogas entre os adolescentes escolares atualmente é reconhecido como um sério problema de saúde pública. Neste estudo objetivou-se identificar as práticas educativas dos pais na percepção dos adolescentes escolares frente à possível influência ao uso de drogas. A amostra foi composta por 257 adolescentes de ambos os sexos, com idade entre 12 a 18 anos incompletos que estavam cursando o ensino fundamental e médio em uma escola estadual do interior do Estado de São Paulo. Este é um estudo de abordagem quantitativa, tipo transversal. Para a coleta de dados foi utilizado um instrumento contendo: 1º) informações sóciodemográficas; 2º) o The Alcohol, Smoking and Substance Involvement Screening Test (ASSIST); e o 3º) o Inventário dos Estilos Parentais (IEP). As análises, descritiva e a univariável foram realizadas, com intervalo de confiança de 95%. Os resultados revelaram que os adolescentes apresentaram média de idade de 15 anos, com predomínio do sexo masculino 130 (50,6%), de cor branca 133 (51,8%) e a maioria morava com os pais. O álcool foi à droga mais utilizada na primeira experimentação e os meninos apresentaram 3,3 vezes mais chance de se envolverem com esta substância quando comparado com as meninas. O estudo revelou ainda que as práticas educativas negativas são as mais exercidas pelos pais e a punição inconsistente, monitoria negativa, negligencia e abuso físico são significativamente superiores entre as meninas do que entre os meninos. O uso das práticas negativas pode contribuir para o envolvimento do adolescente com o uso de drogas. Tais resultados podem contribuir para a elaboração de propostas de orientações aos pais com relação as práticas educativas positivas como fator protetor ao uso de drogas entre os adolescentes escolares.
  • DOI: 10.11606/T.22.2011.tde-30112011-084804
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2011-10-31
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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