skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Docências inovadoras: a inovação como atitude pedagógica permanente no ensino médio = Innovative teaching practices: innovation as a continuous teaching attitude in high school education

Silva, Roberto Rafael Dias da ; Fabris, Elí Terezinha Henn

Educação, 2013-01, Vol.36 (2), p.250-261 [Periódico revisado por pares]

Editora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - EDIPUCRS

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Docências inovadoras: a inovação como atitude pedagógica permanente no ensino médio = Innovative teaching practices: innovation as a continuous teaching attitude in high school education
  • Autor: Silva, Roberto Rafael Dias da ; Fabris, Elí Terezinha Henn
  • Assuntos: educação ; ensino médio ; inovação ; professores ; prática de ensino
  • É parte de: Educação, 2013-01, Vol.36 (2), p.250-261
  • Descrição: O presente texto procura examinar os modos contemporâneos de constituição da docência no Ensino Médio. O eixo da investigação esteve centrado em examinar como determinadas economias de poder que operam nesse processo, enfatizadas pela centralidade dos saberes tecnocientíficos e pelas dinâmicas políticas do capitalismo cognitivo, constituem determinadas estratégias de governamento das condutas dos docentes contemporâneos no Ensino Médio. A revista Carta na Escola, em suas publicações desenvolvidas entre os anos de 2005 e 2010, foi a materialidade empírica escolhida para este estudo. Do ponto de vista teórico, operamos com o conceito foucaultiano de governamentalidade, tomando-o como possibilidade de interrogar as economias de poder, que regulam determinadas práticas. A constituição da docência descrita neste texto parte da perspectiva de que, desde a disposição de um conjunto de saberes pedagógicos e a mobilização de um conjunto de estratégias, a inovação é posicionada como uma atitude pedagógica permanente. Para tanto, entendemos que três estratégias são mobilizadas na constituição dessa docência inovadora: a) o privilégio da atualidade; b) o desafio da inventividade; c) a atitude da determinação voluntariosa
  • Editor: Editora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - EDIPUCRS
  • Idioma: Espanhol

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.