skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

De mestres de ensino a formadores de campo no estágio supervisionado

Benites, Larissa Cerignoni ; Sarti, Flavia Medeiros ; Souza Neto, Samuel de

Cadernos de Pesquisa, 2015-03, Vol.45 (155), p.100-117 [Periódico revisado por pares]

Fundação Carlos Chagas

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    De mestres de ensino a formadores de campo no estágio supervisionado
  • Autor: Benites, Larissa Cerignoni ; Sarti, Flavia Medeiros ; Souza Neto, Samuel de
  • Assuntos: EDUCATION & EDUCATIONAL RESEARCH ; Estágio Supervisionado ; Formação de Professores ; Professores ; Prática de Ensino
  • É parte de: Cadernos de Pesquisa, 2015-03, Vol.45 (155), p.100-117
  • Descrição: Este artigo apresenta resultados de revisão da literatura nacional e internacional sobre o estágio supervisionado e a figura do professor colaborador que recebe e acompanha a formação de estagiários na escola. Esse professor, formado inicialmente para a docência na educação básica, recebe estagiários em sua classe sem necessariamente contar com orientações sobre como desempenhar essa função formativa. Os estudos considerados revelam que a aprendizagem relativa ao desempenho dessa atividade tem ocorrido nos moldes das escolas de ofício, essencialmente por meio da transmissão de práticas modelares. Essas práticas formativas chocam-se com certas propostas de formação docente que se afirmam no contexto educacional atual, marcado por discursos sobre a profissionalização do magistério.
  • Editor: Fundação Carlos Chagas
  • Idioma: Português;Inglês

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.