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A cidade de Goiás como patrimônio cultural mundial: descompassos entre teorias, discursos e práticas de preservação

Oliveira, Carolina Fidalgo De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo 2016-05-19

Acesso online

  • Título:
    A cidade de Goiás como patrimônio cultural mundial: descompassos entre teorias, discursos e práticas de preservação
  • Autor: Oliveira, Carolina Fidalgo De
  • Orientador: Kuhl, Beatriz Mugayar
  • Assuntos: Autenticidade; Instituto Do Patrimônio Histórico E Artístico Nacional (Iphan); Patrimônio Mundial (Preservação); Unesco; Authenticity; Institute Hilarious Patrimony Historic And Artistic National (Iphan); Patrimony World (Preservation)
  • Descrição: Este trabalho procura olhar para algumas práticas de preservação na cidade de Goiás (GO), incluindo seu reconhecimento como patrimônio histórico e artístico nacional, pelo IPHAN, e como patrimônio mundial, pela UNESCO. Debate, principalmente, a autenticidade, por ser um valor e critério fundamental, adotado pela UNESCO, para que um bem possa ser declarado patrimônio cultural mundial. No decorrer do percurso investigativo, vai se evidenciando que a narrativa adotada para justificar o título de Patrimônio Cultural Mundial de Goiás, responde também ao processo de valorização dessa cidade como patrimônio nacional e vem sendo reiterada em ações recentes de preservação na cidade, enrijecendo a forma de intervir nos monumentos históricos. Partindo da hipótese de que as intervenções recentes nos bens patrimoniais no centro histórico de Goiás precisam responder a uma noção de autenticidade que foi cuidadosamente construída no Dossiê de Proposição desta cidade ao título de Patrimônio Mundial, sendo também fruto das narrativas e das práticas perpetradas pelo IPHAN ao longo de algumas décadas, a presente pesquisa procura analisar três importantes momentos da construção dessa cidade como patrimônio cultural. Primeiro, avalia os tombamentos iniciais na cidade e os valores que estavam sendo atribuídos a ela, depois trata da ampliação do tombamento, quando há o reconhecimento da centro histórico como patrimônio cultural e o terceiro momento é a investigação da construção da cidade como patrimônio mundial, afirmando as narrativas construídas a partir de uma memória colonial para a cidade. Por fim, esta pesquisa volta-­-se às propostas de intervenção na cidade, a fim de compreender como alguns valores são considerados nessas ações, principalmente após o reconhecimento da UNESCO, que se efetiva em 2001. Para as referidas análises, perscrutou-­-se pesquisas bibliográfica e documental e diversos registros e análises in loco foram organizados. Ao avaliarmos esse longo percurso, buscamos refletir como os valores, atribuídos ou reconhecidos nos bens culturais, principalmente a autenticidade, perpassam a construção dos discursos e como esses mesmos valores são enfrentados nas práticas de preservação.
  • DOI: 10.11606/T.16.2017.tde-20122016-142028
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
  • Data de criação/publicação: 2016-05-19
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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