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A era pós-disciplinar e o ambiente contemporâneo de relações públicas:  cosmovisão ampliada da disciplina

Pereira, Else Lemos Inácio

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2017-01-20

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    A era pós-disciplinar e o ambiente contemporâneo de relações públicas:  cosmovisão ampliada da disciplina
  • Autor: Pereira, Else Lemos Inácio
  • Orientador: Kunsch, Margarida Maria Krohling
  • Assuntos: Cosmovisão; Reflexividade; Relações Públicas; Disciplina; Crítica; Discipline; Critique; Public Relations; Reflexivity; Post-Disciplinarity
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Este estudo tem como objetivo analisar o ambiente contemporâneo de relações públicas e as relações públicas como disciplina, por meio de uma cosmovisão ampliada. A noção de \"ambiente contemporâneo de relações públicas\" proposta é o pano de fundo para a contextualização do campo; esse ambiente se constitui por meio de complexas interconexões que abrangem as dimensões histórica, políticoeconômica, sociocultural, digital-midiática, narrativo-discursiva e promocional, e tem interfaces com diferentes disciplinas da comunicação, das ciências sociais e das ciências humanas. O argumento central deste estudo é de que as relações públicas, pela ampliação de seus objetos e interesses, se revelam como campo em transição para uma era pós-disciplinar, apontando para a emergência do conceito de relações públicas como construção de sentido e significado. Por meio de ampla revisão da literatura disponível em artigos e periódicos científicos das ciências sociais e de relações públicas, tanto no cenário brasileiro quanto no internacional, e segundo uma abordagem crítico-interpretativa, o estudo identifica de que forma se estabelece, entre o início do século XX e o início do século XXI, o debate disciplinar na área. Destaca, ainda, a pujante emergência da perspectiva crítica no cenário internacional, nas últimas três décadas, e indica a presença de perspectivas críticas na constituição disciplinar de relações públicas na escola brasileira, trazendo uma reflexão sobre a relevância da configuração de diferentes escolas de pensamento em/e sobre relações públicas como mola propulsora e força transformadora do campo. O estudo assinala a existência de três cosmovisões abrangentes da disciplina de relações públicas: a primeira cosmovisão disciplinar de relações públicas é representada pelo binômio informação-persuasão e surge na fase embrionária de surgimento da profissão; a segunda cosmovisão disciplinar de relações públicas é representada pelo binômio relacionamento-simetria, cuja mola propulsora foi a proposição do modelo simétrico de comunicação de mão dupla. A terceira cosmovisão disciplinar de relações públicas é representada pelo binômio sentido-identidade e é identificada na literatura como virada sociocultural. A representação conjunta dessas cosmovisões pode ser entendida como uma cosmovisão ampliada da disciplina de relações públicas. Apresenta-se, por fim, uma síntese das abordagens de estudo em relações públicas, notadamente a abordagem mesossocial, vinculada aos estudos organizacionais e às definições profissionais da área, e a sociocrítica, voltada para a compreensão da forma como novos significados e identidades surgem entre os atores sociais pela influência das manifestações discursivas de relações públicas.
  • DOI: 10.11606/T.27.2017.tde-23052017-153254
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2017-01-20
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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