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Investimento social privado e políticas educacionais: um olhar sobre as organizações brasileiras

Santos, Paula Santana

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Artes, Ciências e Humanidades 2018-04-05

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Investimento social privado e políticas educacionais: um olhar sobre as organizações brasileiras
  • Autor: Santos, Paula Santana
  • Orientador: Mendonça, Patrícia Maria Emerenciano de
  • Assuntos: Organizações Sociais; Campo Organizacional; Educação Pública Brasileira; Investimento Social Privado; Políticas Públicas; Public Policy; Organizational Field; Brazilian Public Education; Corporate Philanthropy; Social Organization
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O objetivo principal desta pesquisa é compreender o processo de institucionalização da prática de incidência nas políticas educacionais das organizações do Investimento Social Privado (ISP) brasileiro. Para atingir seus objetivos institucionais, como a abrangência e o impacto em educação, as organizações do ISP, de forma direta ou indiretamente, tiveram que aprender e se estruturar para lidar com as políticas públicas dessa área. A compreensão da intersecção do ISP e o Estado por si só é interessante, entretanto o recorte adotado na pesquisa visou entender as alternativas encontradas pelas organizações para passar de atuações pontuais, com projetos próprios na área de educação, para ações estruturadas que buscam incidir efetivamente nas políticas públicas educacionais de âmbito municipal, estadual e federal. O recorte adotado na pesquisa buscou caracterizar esse fenômeno por meio da análise do campo organizacional do ISP em políticas educacionais e aprofundou-se nas estruturas e práticas de três organizações de destaque do campo: Fundação Lemann, Instituto Natura e Instituto Unibanco. A Teoria Institucional, como lente analítica, permitiu analisar quais são os elementos organizacionais que favorecem ou constrangem a institucionalização da prática do ISP alinhado com políticas públicas, bem como qual o lugar dessa prática no campo organizacional do ISP. Para esse objetivo, foram mobilizados os conceitos de campo organizacional e processo de institucionalização de práticas. A pesquisa sistematiza as principais contribuições da literatura para compreensão do fenômeno e sua configuração atual, assim como esquematiza as principais dimensões das práticas em sedimentação e os processos de legitimação relacionados. Este trabalho conclui que o alinhamento do ISP às políticas públicas é uma prática em estágio de institucionalização e, portanto, merece maior atenção da academia e da sociedade, para sua compreensão, bem como de suas potenciais consequências para a sociedade brasileira por meio de um olhar não polarizado e crítico
  • DOI: 10.11606/D.100.2018.tde-19062018-180644
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Artes, Ciências e Humanidades
  • Data de criação/publicação: 2018-04-05
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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