Frames tecnológicos e avaliação de sistemas de informação: uma perspectiva interpretativista
ABCD PBi
Frames tecnológicos e avaliação de sistemas de informação: uma perspectiva interpretativista
Autor:
Mussi, Clarissa Carneiro
Orientador:
Zwicker, Ronaldo
Assuntos:
Cognição Social
;
Sistemas De Informação - Administração
;
Tecnologia Da Informação - Administração
;
Frames
;
Information Systems Evaluation
;
Information Technology
;
Social Cognition
;
Technology
Notas:
Tese (Doutorado)
Descrição:
Avaliação de sistemas de informação e frames tecnológicos (estruturas cognitivas compartilhadas em relação à tecnologia) constituem-se as temáticas focais desta pesquisa cujo objetivo foi compreender como se estabelece a relação entre processos de avaliação formais e informais de um sistema de informação e frames tecnológicos. A estrutura de avaliação conteúdo-contexto-processo e o arcabouço teórico de frames tecnológicos, especialmente seus elementos constitutivos - conhecimentos, pressupostos e expectativas - foram associados visando a esta compreensão. A pesquisa foi realizada em uma instituição de ensino superior e o objeto de estudo tratou-se de um sistema de informação acadêmico (Peoplesoft), implementado e em uso nesta instituição. Especificamente analisaram-se: avaliações formais e informais do sistema acadêmico em relação à estrutura conteúdo-contexto-processo; a natureza e extensão de diferenças em frames tecnológicos de grupos sociais distintos; e como frames tecnológicos moldam e são moldados por avaliações formais e informais de um sistema de informação. Com pressupostos epistemológicos sustentados pela perspectiva interpretativista, metodologicamente o estudo caracterizou-se por uma abordagem qualitativa do tipo estudo de caso único e incorporado (grupos sociais como sub-unidades de análise). Entrevistas em profundidade, observação participante, revisão documental e artefato físico constituíram-se as fontes de dados empíricos. Adotaram-se os fundamentos do método hermenêutico-dialético para a análise e interpretação dos dados coletados. O estudo propiciou identificar que: frames tecnológicos e avaliações do sistema de informação, sejam formais ou informais, influenciam-se reciprocamente; características pessoais, contextuais e tecnológicas integram-se criando, reforçando e modificando frames tecnológicos; diferentes avaliações sobre o sistema acadêmico são socialmente construídas pelos indivíduos inseridos em grupos sociais e fortemente afetadas pelo que acreditam, conhecem e esperam deste sistema; frames tecnológicos manifestam-se tanto no conteúdo da avaliação quanto no processo avaliativo, influenciando a identificação de fatores do conteúdo assim como o teor do julgamento destes fatores, o modo pelo qual se avalia e o próprio contexto da avaliação; em contrapartida, processos de avaliações informais, decorrentes da interação social, afetam frames tecnológicos; nestes processos, conhecimentos prévios são validados, ampliados ou refutados, pressupostos e expectativas criados e recriados; igualmente, o modo como avaliações formais são configuradas desencadeia conhecimentos, pressupostos e expectativas sobre a tecnologia.
DOI:
10.11606/T.12.2008.tde-13082008-110420
Editor:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade
Data de criação/publicação:
2008-07-03
Formato:
Adobe PDF
Idioma:
Português
Disponível na Biblioteca:
FEA - Fac. Econ. Adm. Contab. e Atuária (T658.4038011 M989f )