skip to main content

Práticas críticas em psicologia escolar e educacional experiências vividas no chão da escola e suas complexidades

Lucianna Ribeiro de Lima Liliane dos Guimarães Alvim Nunes; Silvia Maria Cintra da Silva; Marilene Proença Rebello de Souza

São Paulo Pimenta Cultural 2023

Localização: IP - Instituto de Psicologia    (E-book (AM= SMaril/290) )(Acessar)

  • Título:
    Práticas críticas em psicologia escolar e educacional experiências vividas no chão da escola e suas complexidades
  • Autor: Lucianna Ribeiro de Lima
  • Liliane dos Guimarães Alvim Nunes; Silvia Maria Cintra da Silva; Marilene Proença Rebello de Souza
  • Assuntos: EDUCAÇÃO ESCOLAR BÁSICA; QUEIXA ESCOLAR; AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA; INCLUSÃO ESCOLAR; EDUCAÇÃO INCLUSIVA; MORTE -- EDUCAÇÃO; PSICOLOGIA ESCOLAR; PSICÓLOGOS ESCOLARES
  • Notas: Disponível em: https://doi.org/10.31560/pimentacultural/2023.97600. Acesso em: 11 jan. 2024
  • Descrição: Eixo 1 -Atuação de psicólogas/os na educação básica. Cap.1 Atuação da psicologia em contexto escolar: reflexões a partir de produções acadêmicas no Brasil (2010-2020). Cap.2 Equipes de psicólogas escolares e sua atuação em distintas configurações e territórios. Cap.3 Medicalização da educação e encontros desmedicalizantes: reflexões sobre a mediação da(o) psicóloga(o) escolar junto às queixas. Cap.4 Psicologia escolar e serviço social na educação básica: trilhando caminhos e parcerias. -- Eixo 2 - Avaliação psicológica e teoria histórico-cultural: propostas de avaliação que fogem à lógica do rótulo. Cap.5 A participação de familiares e professores na avaliação de crianças com queixas escolares: proposta a partir da psicologia histórico-cultural. Cap.6 Avaliação psicológica e o desenvolvimento das funções psicológicas superiores. Cap.7 Avaliação de estudantes com deficiência intelectual: dos fundamentos teóricos à prática em psicologia escolar. -- Eixo 3 - A inclusão na escola: em pauta - a educação especial, estudantes refugiadas/os e indígenas. Cap.8 Perspectivas de atuação da psicologia em escolas de educação básica na modalidade de educação especial no Estado do Paraná. Cap.9 Inclusão de estudantes refugiadas/os na escola pública brasileira: uma realidade? Cap.10 Kyringué nhemboe nhevãnga rêgua: aprendendo e ensinando a brincar com outras crianças. -- Eixo 4 - Formação de professoras/es e de psicólogas/os: um processo necessariamente contínuo. Cap.11 Educação estética de professoras: a escrita de narrativas como experiência sensível de formação. Cap.12 Diálogos com professoras sobre educação inclusiva: uma proposta formativa da psicologia escolar na educação básica. Cap.13 Fundamentos para a formação e atuação de psicólogas(os) escolares. -- Eixo 5 - Temas emergentes na realidade escolar: a psicologia conectada com o cotidiano. Cap.14 Cenários da pandemia na
    vida de adolescentes: mediações em psicologia escolar. Cap.15 Educação para a morte: é preciso falar sobre morte, suicídio e luto na escola
  • Editor: São Paulo Pimenta Cultural
  • Data de criação/publicação: 2023
  • Formato: 479 p on-line.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.