skip to main content

Relações étnico-raciais e formação docente situações de discriminação racial na educação infantil

Márcio Mucedula Aguiar Débora Cristina Piotto; Bianca Cristina Correa

Revista Eletrônica de Educação São Carlos v. 9, n. 2, p. 373-388, 2015

São Carlos 2015

Localização: FFCLRP - Fac. Fil. Ciên. Let. de R. Preto    (pcd 2747833 Estantes Deslizantes )(Acessar)

  • Título:
    Relações étnico-raciais e formação docente situações de discriminação racial na educação infantil
  • Autor: Márcio Mucedula Aguiar
  • Débora Cristina Piotto; Bianca Cristina Correa
  • Assuntos: DISCRIMINAÇÃO RACIAL; EDUCAÇÃO INFANTIL; RELAÇÕES ÉTNICAS E RACIAIS
  • É parte de: Revista Eletrônica de Educação São Carlos v. 9, n. 2, p. 373-388, 2015
  • Descrição: A Lei nº 10.639/03, que institui a obrigatoriedade do ensino da História da África e da Cultura Afro-Brasileira, representou grande avanço no sentido da construção de uma educação antirracista. Contudo, a educação infantil está ausente dessa regulamentação legal. Além disso, observa-se pequena presença da educação infantil nos trabalhos que abordam relações étnico- -raciais. Em contrapartida, situações de discriminação racial não são raras no cotidiano de creches e pré-escolas. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho é discutir situações de discriminação e preconceito vividas no cotidiano da educação infantil envolvendo questões étnico-raciais, bem como refletir sobre suas implicações para a formação docente. Analisaremos algumas cenas presenciadas por estudantes de um Curso de Pedagogia em contexto de estágio curricular. A discussão girará em torno de duas questões. Uma delas é a dificuldade de os estudantes identificarem situações de discriminação racial como tais, naquilo que entendemos ser manifestação do “mito da democracia racial”. A segunda diz respeito à forte presença do chamado “preconceito de marca” nas situações relatadas, em que a tonalidade da pele e o tipo de cabelo de crianças pequenas são as características alvos de discriminação. Por fim, apontamos como a formação docente é fundamental para o enfrentamento de situações de discriminação racial e de preconceito étnico, bem como para a construção de uma educação antirracista
  • Editor: São Carlos
  • Data de criação/publicação: 2015
  • Formato: p. 373-388.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.