skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Acervo Físico
Or hit Enter to replace search target
Or select another collection:
Search in:
Acervo Físico
Busca Avançada
Busca por Índices
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Aleijadinho e o Aeroplano o paraíso barroco e a construção do herói colonial
Guiomar Maria de Grammont Machado de Ar Souza João Adolfo Hansen 1942-
2002
Localização:
FFLCH - Fac. Fil. Let. e Ciências Humanas
(T SOUZA, G.M.G.M.A. 2002 )
(Acessar)
This feature requires javascript
Localização & Reservas
Detalhes
Resenhas & Tags
Solicitações
Mais Opções
Prateleira Virtual
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
Aleijadinho e o Aeroplano o paraíso barroco e a construção do herói colonial
Autor:
Guiomar Maria de Grammont Machado de Ar Souza
João Adolfo Hansen 1942-
Assuntos:
Aleijadinho pseudônimo (Antônio Francisco Lisboa) 1730-1814
;
HISTÓRIA DA ARTE -- SÉCULO 19 -- BRASIL
;
BARROCO
Notas:
Tese (Doutorado)
Descrição:
O trabalho é uma leitura crítica de discursos de vários gêneros que, desde o século XIX, produziram Antônio Francisco Lisboa, o "Aleijadinho", como um herói cultural antecipador da suposta «identidade cultural brasileira». A base inicial do trabalho é a biografia de Aleijadinho publicada por Rodrigo José Ferreira Bretas, em 1858. O trabalho analisa a biografia não como documento revelador de "fatos reais", mas como obra especificada enquanto gênero literário, segundo usos ainda correntes no século XIX. Como retrato biográfico, o texto de Bretas aplica tópicas românticas nas quais a exageração dos caracteres e paixões reforça a deformação do personagem como herói, para adequá-lo aos fins do nacionalismo preconizado no projeto de construção da idéia de Nação levado a cabo pelo Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro a partir de 1838. O mito assim construído na ficção foi reapropriado como evidência histórica, posteriormente, em diversos programas da história do pensamento sobre letras e artes no Brasil. Nos séculos XIX e XX, propuseram interpretações das obras atribuídas ao Aleijadinho mobilizando noções raciais, ambientais, psicológicas, artísticas, políticas não documentadas no tempo do artífice. O trabalho trata de condicionamentos materiais, institucionais e retóricos da produção artística no século XVIII, para evidenciar que o termo "barroco" e as categorias psicologistas e expressivas a ele associadas em muitos desses discursos são
exteriores às práticas efetivas dos artífices luso-brasileiros desse tempo
Data de criação/publicação:
2002
Formato:
413 p.
Idioma:
Português
Links
Este item no Dedalus
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_FISICO)
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript