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Aleijadinho e o Aeroplano o paraíso barroco e a construção do herói colonial

Guiomar Maria de Grammont Machado de Ar Souza João Adolfo Hansen 1942-

2002

Localização: FFLCH - Fac. Fil. Let. e Ciências Humanas    (T SOUZA, G.M.G.M.A. 2002 )(Acessar)

  • Título:
    Aleijadinho e o Aeroplano o paraíso barroco e a construção do herói colonial
  • Autor: Guiomar Maria de Grammont Machado de Ar Souza
  • João Adolfo Hansen 1942-
  • Assuntos: Aleijadinho pseudônimo (Antônio Francisco Lisboa) 1730-1814; HISTÓRIA DA ARTE -- SÉCULO 19 -- BRASIL; BARROCO
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: O trabalho é uma leitura crítica de discursos de vários gêneros que, desde o século XIX, produziram Antônio Francisco Lisboa, o "Aleijadinho", como um herói cultural antecipador da suposta «identidade cultural brasileira». A base inicial do trabalho é a biografia de Aleijadinho publicada por Rodrigo José Ferreira Bretas, em 1858. O trabalho analisa a biografia não como documento revelador de "fatos reais", mas como obra especificada enquanto gênero literário, segundo usos ainda correntes no século XIX. Como retrato biográfico, o texto de Bretas aplica tópicas românticas nas quais a exageração dos caracteres e paixões reforça a deformação do personagem como herói, para adequá-lo aos fins do nacionalismo preconizado no projeto de construção da idéia de Nação levado a cabo pelo Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro a partir de 1838. O mito assim construído na ficção foi reapropriado como evidência histórica, posteriormente, em diversos programas da história do pensamento sobre letras e artes no Brasil. Nos séculos XIX e XX, propuseram interpretações das obras atribuídas ao Aleijadinho mobilizando noções raciais, ambientais, psicológicas, artísticas, políticas não documentadas no tempo do artífice. O trabalho trata de condicionamentos materiais, institucionais e retóricos da produção artística no século XVIII, para evidenciar que o termo "barroco" e as categorias psicologistas e expressivas a ele associadas em muitos desses discursos são
    exteriores às práticas efetivas dos artífices luso-brasileiros desse tempo
  • Data de criação/publicação: 2002
  • Formato: 413 p.
  • Idioma: Português

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