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Mulheres na teoria geral da administracao: por uma educacao nao sexista/Women in the General Theory of Administration: for a non-sexist education

Petinelli-Souza, Susane ; Covre, Isabel Gomes

Em pauta (Rio de Janeiro), 2021-06, Vol.19 (47), p.217 [Periódico revisado por pares]

Universidade do Estado do Rio de Janeiro- Uerj

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  • Título:
    Mulheres na teoria geral da administracao: por uma educacao nao sexista/Women in the General Theory of Administration: for a non-sexist education
  • Autor: Petinelli-Souza, Susane ; Covre, Isabel Gomes
  • É parte de: Em pauta (Rio de Janeiro), 2021-06, Vol.19 (47), p.217
  • Descrição: O estudo realizado teve como objetivo um mapeamento de mulheres estudiosas que contribuíram para a produção de conhecimentos considerados basilares aos futuros administradores. Tais conhecimentos compõem a chamada teoria geral da administração. Para tanto, foi necessário colocar em discussão a importância de uma educação não sexista, assim como certas desigualdades vivenciadas pelas mulheres. Para além das desigualdades atreladas ao gênero e à linguagem, as mulheres também sofrem com desigualdades geográficas, raciais e de classe. O estudo foi baseado em pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, utilizando como fonte de pesquisa programas de disciplinas de um curso de administração de uma instituição de ensino público federal da região Sudeste do Brasil. Como resultado foi possível mapear oito mulheres e suas contribuições. O estudo evidenciou uma educação sexista na área da administração, uma tendência a autorias no esquema homem branco, algo característico de uma sociedade ainda patriarcal. Palavras-chave: mulheres; administração; educação sexista; gênero. The objective of the study was to map women scholars who contributed to the production of knowledge considered essential to future administrators. Such knowledge makes up the so-called General Theory of Administration. For this, it was necessary to discuss the importance of a non-sexist education, as well as certain inequalities experienced by women. In addition to gender and language inequalities, women also suffer from geographic, racial, and class inequalities. The study was based on qualitative bibliographic research, using as a research source the course syllabi of subjects taught at an administration school of a Federal Public Institution of Education in Southeastern Brazil. As a result, it was possible to map eight women and their contributions. The study demonstrated a sexist education in the field of administration, a tendency to use white male authors, something characteristic of a society that is still patriarchal. Keywords: women; administration; sexist education; genre.
  • Editor: Universidade do Estado do Rio de Janeiro- Uerj
  • Idioma: Português

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