skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

Os espaços experimentais das escolas públicas de Arquitetura do Brasil: realidade ou utopia?

Laverde, Albenise ; Oliveira, Cláudia Terezinha de Andrade

Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 2020-10, Vol.101 (258), p.436-457 [Periódico revisado por pares]

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Os espaços experimentais das escolas públicas de Arquitetura do Brasil: realidade ou utopia?
  • Autor: Laverde, Albenise ; Oliveira, Cláudia Terezinha de Andrade
  • Assuntos: EDUCATION & EDUCATIONAL RESEARCH ; ensino da tecnologia ; espaços experimentais ; experimentação construtiva
  • É parte de: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 2020-10, Vol.101 (258), p.436-457
  • Descrição: Este trabalho está inserido no debate sobre a utilização da experimentação construtiva ao longo da concepção projetual e seu o papel como recurso pedagógico. Trata, mais especificamente, dos espaços e práticas experimentais no contexto acadêmico nacional, objetivando compreender o processo de configuração dos espaços da área técnicoconstrutiva instituídos nas escolas públicas de Arquitetura e Urbanismo, de acordo com as particularidades advindas de diferentes contextos do País, das políticas educacionais e das ações dos atores envolvidos, com a identificação das condições essenciais para que essas práticas sejam implantadas e potencializadas no contexto acadêmico. O trabalho foi desenvolvido com base em pesquisas documentais e por meio de visitas técnicas realizadas em 21 escolas públicas de Arquitetura localizadas em diferentes regiões do País, com entrevistas direcionadas aos principais atores que, atualmente, estão à frente da área estudada. Os dados obtidos possibilitaram contextualizar os desafios enfrentados no ensino da Tecnologia da Construção, que não se resumem ao arranjo físico laboratorial, mas a uma dimensão mais ampla, abrangendo aspectos político-educacionais, estruturais e socioeconômicos, além de questões de fundo, como as relações interpessoais e burocráticas.
  • Editor: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
  • Idioma: Inglês;Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.