skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

A utilização do contexto dos produtos naturais como eixo integrador de conhecimento químico historicamente construído no ensino de química orgânica

Caetano, Rodrigo Fernando

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto 2021-07-22

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    A utilização do contexto dos produtos naturais como eixo integrador de conhecimento químico historicamente construído no ensino de química orgânica
  • Autor: Caetano, Rodrigo Fernando
  • Orientador: Donate, Paulo Marcos
  • Assuntos: Cts; Eixo Integrador Do Conhecimento; Ensino-Aprendizagem De Funções Orgânicas; Produtos Naturais; Pck; Sts; Natural Products; Knowledge Integrating Axis; Teaching-Learning Of Organic Functions
  • Notas: Mestrado Profissionalizante
  • Descrição: A formação educacional escolar básica se constitui a partir transmissão de conhecimentos historicamente construídos ao longo das diversas culturas da humanidade a fim de possa contribuir no desenvolvimento dos potenciais do indivíduo dentro da sociedade. Em particular, o Ensino Médio deve-se orientar aos seus alunos o processo de ensino-aprendizagem no mundo do trabalho bem como a formação da cidadania no processo de continuar a aprender. E a Química como sendo uma das Ciências Naturais promove a compreensão da matéria e suas respectivas transformações, desenvolvimento tecnológico que visam a produção do desenvolvimento da sociedade. Contudo, os atuais currículos mínimos em relação ao conteúdo e processos de ensino-aprendizagem em Química não se constituem como fatores de uma aprendizagem relevante. Isso é evidenciado dentro do processo de ensino-aprendizagem em Química Orgânica onde seus conteúdos são ensinados em forma de memorização em especial, nas funções orgânicas, ocasionado desinteresse na aprendizagem desse conteúdo. Assim, Lee Shulman através do seu Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK) retoma a importância do professor dentro do processo aprender e ensinar o conteúdo utilizando-se da experiência e do conhecimento na sinergia de práticas pedagógicas que viabilizam desses processos e a retomada de sua importância em se aprender Química. Assim sendo, foram elaborado um PCK a partir do modelo transformativo que pretende a partir da composição de produtos pedagógicos, dispostos em decorrência a um eixo integrador do conhecimento, com o propósito no desenvolvimento histórico das substâncias orgânicas a partir de Produtos Naturais em paralelo com os parâmetros de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) constituir um processo de ensino-aprendizagem relevante em funções orgânicas possibilitando a promoção desse processo no despertar do interesse em aprender Química contextualizando uma formação cultural e cidadã mais ampla aos alunos.
  • DOI: 10.11606/D.59.2021.tde-04112021-182454
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2021-07-22
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.