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Os papéis dos antecedentes favoráveis e desfavoráveis na percepção de benefício verde, e seus efeitos no comportamento pró-ambiental um modelo integrativo

Mauro Torrente Otávio Bandeira de Lamônica Freire; Dirceu da Silva; Kavita Miadaira Hamza; Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração - ENANPAD (43. 2019 São Paulo, SP)

Anais Rio de Janeiro : ANPAD, 2019

Rio de Janeiro ANPAD 2019

Acesso online

  • Título:
    Os papéis dos antecedentes favoráveis e desfavoráveis na percepção de benefício verde, e seus efeitos no comportamento pró-ambiental um modelo integrativo
  • Autor: Mauro Torrente
  • Otávio Bandeira de Lamônica Freire; Dirceu da Silva; Kavita Miadaira Hamza; Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração - ENANPAD (43. 2019 São Paulo, SP)
  • Assuntos: COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR; CONSUMO -- ASPECTOS AMBIENTAIS
  • É parte de: Anais Rio de Janeiro : ANPAD, 2019
  • Notas: Disponível em: . Acesso em: 16 out. 2019
  • Notas Locais: Acesso ao texto completo na Biblioteca da FEA mediante o uso de senha;A Biblioteca da FEA possui cópia digital do artigo
  • Descrição: Os impactos negativos das ações antrópicas ao meio ambiente colaboraram para o surgimento de um segmento de consumidores que opta pelo consumo verde. Entretanto, apesar de alguns estudos indicarem uma relação positiva da percepção sobre as ameaças ambientais com o consumo pró-ambiental, outros não a confirmaram. Como uma possível explicação dessa divergência é a não percepção de benefício verde no contexto de consumo, esta pesquisa teve o objetivo de analisar os papéis da percepção de ameaça ambiental, ceticismo frente à propaganda, percepção de greenwashing e familiaridade com produtos verdes na percepção de benefício verde, e seus efeitos no comportamento pró-ambiental. Propôs-se um modelo que integra a percepção contextual às relações entre crenças, atitude, intenção, comportamento declarado e Psicologia Ambiental, cuja consistência foi confirmada pela análise de questionários válidos de 466 consumidores. A percepção de benefício verde demonstrou: (a) ser influenciada positivamente pela percepção de ameaça ambiental e pela familiaridade do consumidor com produtos verdes; (b) ser influenciada negativamente pelo ceticismo frente à propaganda e pela percepção de greenwashing, confirmados como construtos distintos, embora às vezes tratados como sinônimos e (c) desempenhar papel mediador entre crenças e intenção, e crenças e comportamento declarado.
  • Editor: Rio de Janeiro ANPAD
  • Data de criação/publicação: 2019
  • Formato: on-line.
  • Idioma: Português

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