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Sequências e séries uma proposta duvaliana para a educação básica

Caio Moura Quina Oscar João Abdounur; Encontro do Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (2. 2015 São Paulo)

Anais São Paulo: IME-USP, 2016

São Paulo IME-USP 2016

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Sequências e séries uma proposta duvaliana para a educação básica
  • Autor: Caio Moura Quina
  • Oscar João Abdounur; Encontro do Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (2. 2015 São Paulo)
  • Assuntos: SEQUÊNCIAS; SÉRIES; INFINITO (MATEMÁTICA); ENSINO MÉDIO; Representação Semiótica
  • É parte de: Anais São Paulo: IME-USP, 2016
  • Notas: Disponível em: <https://www.ime.usp.br/images/arquivos/pos/posmpemat/caio.pdf>. Acesso em: 27 mar. 2018
  • Descrição: Este trabalho versa sobre o ensino de Sequências e Séries na educação básica. A questão é entender em que medida o uso da Teoria dos Registros de Representação Semiótica se mostra favorável à criação de atividades que sejam propícias à aprendizagem dos alunos. Foram elaboradas dez atividades sobre Sequências e Séries e foi feita uma aplicação de quatro destas atividades com alunos de 1ª série do ensino médio. Com esta aplicação, procurou-se buscar evidências de que o uso de diversos registros de representação semiótica favorecem a aprendizagem dos alunos em Matemática. Como escopo secundário, buscamos também investigar a concepção de infinito que os alunos manifestaram durante a aplicação das atividades. Antes, porém, buscamos na história da Matemática diferentes maneiras de como filósofos e matemáticos concebiam e utilizavam o infinito. Visto que Sequências e Séries também são assunto tratados no ensino superior, foram abordadas algumas dificuldades de transição ensino básico/ensino superior tendo em vista diferenças culturais entre os dois níveis de ensino. Concluímos que o uso de materiais concretos para representação de objetos matemáticos se mostrou favorável à compreensão dos alunos e a concepção de infinito dos alunos está predominantemente ligada a ideia de infinito potencial.
  • Editor: São Paulo IME-USP
  • Data de criação/publicação: 2016
  • Formato: p. 37-40.
  • Idioma: Português

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