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Interpretações: autobiografia de uma pesquisa sobre letramento literário em língua inglesa

Silva, Roberto Bezerra Da

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2012-02-07

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Interpretações: autobiografia de uma pesquisa sobre letramento literário em língua inglesa
  • Autor: Silva, Roberto Bezerra Da
  • Orientador: Mór, Walkyria Maria Monte
  • Assuntos: Colaboração; Literaturas Em Inglês; Crítica; Interpretação; Letramentos; Literacies; Interpretation; Criticism; Collaboration; Literatures In English
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Versão corrigida
  • Descrição: Esta pesquisa qualitativa promove reflexões sobre a prática pedagógica no ensino de literaturas de língua inglesa em cursos superiores de formação de professores, a partir de dados coletados da prática docente do próprio pesquisador e em diálogo com a perspectiva teórica dos novos letramentos. O viés metodológico adotado é o da autoetnografia, abordagem de análise de práticas sociais que se define no entrecruzamento da etnografia e da autobiografia. O estudo narra e analisa dois eventos pedagógicos que focalizam a interpretação de textos literários em inglês, a saber: a) uma prática de interpretação colaborativa em aulas presenciais; b) a construção de um espaço virtual e a formação de uma comunidade online dedicada à construção colaborativa de sentidos. A discussão teórica que acompanha a apresentação das práticas tem como norte o conceito de crítica e sua acomodação às teorias dos letramentos, as quais sublinham a dimensão social e ideológica das práticas pedagógicas e alinham-se com os objetivos de formação cidadã para a democracia em resposta aos desafios contemporâneos de construção de espaços sociais que acolham a convivência com a diferença e nutram a responsabilidade ética. A avaliação feita sobre o potencial pedagógico das práticas de interpretação colaborativa, presencias e virtuais, aponta para possibilidades concretas de desenvolvimento da criticidade em tais eventos; nos casos estudados, algumas dessas possibilidades foram realizadas.
  • DOI: 10.11606/T.8.2012.tde-19042013-095608
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2012-02-07
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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