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Divina coincidência: a cinematografia de Sérgio Luiz Bianchi

Repa, Marcus Vinicius Santos

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2019-11-04

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Divina coincidência: a cinematografia de Sérgio Luiz Bianchi
  • Autor: Repa, Marcus Vinicius Santos
  • Orientador: Menezes, Paulo Roberto Arruda de
  • Assuntos: Análise; Cinema Brasileiro; Crítica; Sociologia; Brazilian Cinema; Criticism; Review; Sociology
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Versão corrigida
  • Descrição: A pesquisa realiza um estudo sociológico sobre o cinema brasileiro contemporâneo, especialmente a cinematografia do diretor paranaense Sérgio Luiz Bianchi (1945-) que esteve presente no panorama cinematográfico nacional desde meados da década de 1970. A sociologia do cinema tem como objetivo localizar, em determinadas obras cinematográficas, a compreensão dos fenômenos sociais pela análise de documentários ou filmes ficcionais. Nesse sentido, visou-se identificar a partir do exame sobre as imagens dos filmes, os modos pelos quais estes são construídos como um meio interpretação da sociedade se baseando em uma seleção de assuntos específicos determinados pelos valores e pontos de vista do cineasta. Considerando que as produções fílmicas podem ser entendidas como construções narrativas apoiadas no imaginário social e nos discursos dos agentes na sociedade. A pesquisa integrou abordagens metodológicas da sociologia e da teoria cinematográfica ambicionando perceber, na estrutura dos filmes, seus aspectos ideológicos e discursos. A metodologia utilizada consiste na leitura das imagens à luz da crítica cinematográfica e sociológica com o objetivo de compreender a montagem das produções fílmicas, o uso das cores que são compostas nas imagens, os enquadramentos e seus significados, assim como identificar os conceitos pelos quais as obras possam ser discutidas. O resultado obtido pelo exame propiciou compreender um quadro de pontos discursivos semelhantes nas produções cinematográficas quando examinadas em conjunto. Observou-se uma persistência temática que varia entre a sexualidade, discursos políticos, o apontamento de contradições socioeconômicas e as discussões acerca da sociedade brasileira nos períodos os quais os filmes foram realizados, a saber de 1970 a 2013.
  • DOI: 10.11606/D.8.2020.tde-14022020-171532
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2019-11-04
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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