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Reflexões sobre o ensino de psicologia em escolas técnicas estaduais de São Paulo

Pereira, Angelina Pandita

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia 2011-08-08

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Reflexões sobre o ensino de psicologia em escolas técnicas estaduais de São Paulo
  • Autor: Pereira, Angelina Pandita
  • Orientador: Sekkel, Marie Claire
  • Assuntos: Ensino Da Psicologia; Ensino Médio; Ensino Profissional E Técnico; Formação De Professores; Career And Technical Education; Psychology Education; Secondary Education; Teacher Education
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Esta dissertação é resultado de um processo que buscou conhecer e discutir as expressões e contribuições do ensino de psicologia no campo das Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo (Etecs) tendo como fundamentação teórico-metodológica o Materialismo Histórico Dialético. No primeiro momento, realizou-se levantamento do campo de atuação possível para o licenciado em psicologia nas Etecs, obtendo- se que em número de discentes, diversidade de cursos e porcentagem de Etecs esse campo é amplo. Posteriormente, realizou-se pesquisa de campo em uma Escola Técnica Estadual de São Paulo envolvendo: observação de espaços comuns da escola e aulas de Psicologia Organizacional (curso de técnico em Administração) e Psicologia Social (curso de técnico em Marketing); análise de documentos; conversas informais e entrevista com o docente das disciplinas observadas. O processo de análise partiu das questões construídas durante a pesquisa de campo e as significou a partir da teoria. Foi possível identificar a existência de processos potencialmente alienantes e processos potencialmente emancipatórios no ensino de psicologia, os quais são profundamente condicionados pela histórica subordinação da educação profissional às demandas ideológicas do mercado de trabalho e às condições de trabalho existentes nas Etecs, as quais entre outras questões restringem a autonomia dos docentes e os reduzem a técnicos. Compreendeu-se que há no ensino de psicologia das Etecs predominância dos processos potencialmente alienantes, os quais foram discutidos em termos de: 1) redução dos conhecimentos psicológicos ao uso instrumental; 2) marginalidade do conteúdo; 3) prescrição de formas de ser e agir; e 4) equívocos no ensino de conteúdos. Desvelou-se a existência de brechas que possibilitaram a existência de processos potencialmente emancipatórios, tais como: 1) relações de respeito mútuo; e 2) ensino de conhecimentos histórico-socialmente construídos. A pesquisa permite entrever as potencialidades do ensino de psicologia no campo das Etecs e afirmar a possibilidade deste contribuir para a formação humana emancipada, desde que: a) considere criticamente os condicionantes inerentes a seu próprio campo de conhecimento, atuação e formação de seus professores; e b) busque incessantemente superá-los. Para tal considerou-se como necessárias lutas no sentido da modificação de políticas públicas de educação e transformações na formação inicial e contínua dos professores de psicologia
  • DOI: 10.11606/D.47.2011.tde-07112011-125004
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia
  • Data de criação/publicação: 2011-08-08
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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