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Da biblioteca das Arcadas ao SBD Online o impacto da demanda de usuários por e-mail numa biblioteca jurídica tradicional

Maria Lúcia Beffa Luciana Maria Napoleone; Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação (20. 2002 Fortaleza)

Fortaleza 2002

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  • Título:
    Da biblioteca das Arcadas ao SBD Online o impacto da demanda de usuários por e-mail numa biblioteca jurídica tradicional
  • Autor: Maria Lúcia Beffa
  • Luciana Maria Napoleone; Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação (20. 2002 Fortaleza)
  • Assuntos: BIBLIOTECONOMIA; SERVIÇO DE REFERÊNCIA; BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA; REDES DE COMPUTADORES
  • Descrição: A Biblioteca da Faculdade de Direito da USP teve origem com o acervo dos frades do Convento de São Francisco e transformou-se em Serviço de Biblioteca e Documentação - SBD na década de 80. O SBD presta diversos serviços ao seu público interno, composto pelo corpo docente e discente desta Faculdade, dos quais vários extensíveis ao público externo em geral, e seu acervo constitui cerca de dez por cento do acervo de todas as bibliotecas da Universidade de São Paulo. Na década de 1990, o projeto de modernização do SBD implantou uma infra-estrutura tecnológica constituída pela rede local e pela construção do site do SBD. Com as novas tecnologias surge uma demanda de informação de usuários por e-mail. Um estudo exploratório foi realizado baseado nesta demanda a partir da amostragem de e-mails enviados ao SBD nos períodos de dezembro de 1998 a maio 1999, de dezembro de 1999 a maio 2000, e de dezembro de 2000 a maio 2001. A análise dos e-mails foi realizada considerando a procedência e o tipo de usuário, o tipo de informação solicitada, a resposta e o tempo de resposta, e os períodos de maior ocorrência. A análise destes itens permitiu delinear a evolução da demanda e da resposta. Esta evolução por sua vez possibilitou digressões e questionamentos à luz dos conceitos tradicionais de serviço de referência e de conceitos de mediação da informação, no contexto institucional da Faculdade de direito da USP. Finalmente, são apontadas perspectivas e propostas
    para o aperfeiçoamento do atendimento à demanda de informação por e-mail
  • Editor: Fortaleza
  • Data de criação/publicação: 2002
  • Formato: 21 p.
  • Idioma: Português

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