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Memória e ensino de história: uma experiência na educação de jovens e adultos

Lawand, Diógenes Nicolau

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2004-10-01

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Memória e ensino de história: uma experiência na educação de jovens e adultos
  • Autor: Lawand, Diógenes Nicolau
  • Orientador: Oliveira, Zilma de Moraes Ramos de
  • Assuntos: Educação De Jovens E Adultos; Educação Patrimonial; Ensino De História; Memória E Educação; Education Of Youngsters And Adults; History Teaching; Memory And Education; Patrimonial Education (Heritage Education)
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
    Dissertação (Mestrado) -- Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
  • Descrição: Esta dissertação apresenta e analisa, a partir de experiências do professor/pesquisador em suas atividades como educando e educador, algumas potencialidades da relação entre memória e ensino de história. No primeiro capítulo o conceito de memória é trabalhado a partir de diversos autores, em especial de Meneses, Guarinello, Bosi e Nora. A memória vai se apresentando como algo vivo, mas optamos pela descaracterização dela como produto de mercado capitalista. Analisamos dois projetos de ensino da rede pública paulista que estavam vinculados ao tema memória e que o autor da dissertação atuou parcialmente. No segundo capítulo apontamos para a educação patrimonial como caminho educacional vinculando memória e ensino de história. No terceiro capítulo são apresentadas e interpretadas as informações de uma experiência de ensino de história vinculado ao tema memória na Educação de Jovens e Adultos na escola do município de São Paulo EMEF José do Patrocínio. Propomos que o trabalho com memória é uma educação para o consumo consciente, não a partir do consumo frenético veiculado no capitalismo globalizante. É a educação para a admiração, para a harmonia com o próprio ritmo, em busca de rastros para a convivência com diferentes. Educandos e educadores podem degustar nas dimensões de um trabalho de educação ligado à memória que passa pelo reconhecimento da dignidade humana , maior vinculação ao processo ensino-aprendizagem e significação das metas de vida dentro do quadro social.
  • DOI: 10.11606/D.48.2004.tde-12022015-145603
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2004-10-01
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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