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A cartographic approach to the dynamic vehicle routing problem with time windows and stochastic customers
Daniel Bustos Coral Maristela Oliveira dos Santos
2018
Localização:
ICMC - Inst. Ciên. Mat. Computação
(T C787ca e.1 )
(Acessar)
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Título:
A cartographic approach to the dynamic vehicle routing problem with time windows and stochastic customers
Autor:
Daniel Bustos Coral
Maristela Oliveira dos Santos
Assuntos:
MÉTODOS NUMÉRICOS DE OTIMIZAÇÃO
;
PESQUISA OPERACIONAL
;
HEURÍSTICA
;
TEORIA DA PRODUÇÃO -- PLANEJAMENTO -- CONTROLE -- PROGRAMAÇÃO E PROGRAMAS
;
LOGÍSTICA
;
Abordagem Cartográfica
;
Algoritmo Memético
;
Cartographic Approach
;
Dvrptwsc
;
Memetic Algorithm
;
Multi-Agent System
;
Sistema Multi-Agente
;
Vrptw
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Descrição:
Esta dissertação apresenta uma abordagem cartográfica para o problema de roteamento de veículos dinâmico com janelas de tempo e clientes estocásticos (DVRPTWSC, por sua sigla em inglês). Os objetivos considerados são minimizar o tempo total de viagem e maximizar o número de pedidos novos atendidos. Para abordar o DVRPTWSC é necessário resolver o problema de roteamento de veículos com janelas de tempo (VRPTW, por sua sigla em inglês). Assim, para tratar o VRPTW propõe-se um algoritmo memético (MA, por sua sigla em inglês). O MA reduz o espaço de busca usando informação obtida por meio de um procedimento de clusterização, o qual é aplicado aos dados espaciais dos clientes. Para o DVRPTWSC, a abordagem cartográfica é incorporada em um sistema multiagente, no qual um agente roteirizador planeja as rotas para os agentes veículos. O processamento cartográfico é aplicado antes de criar o plano de rotas inicial para o DVRPTWSC. Este procedimento usa clusterização hierárquica para dividir a região onde estão os clientes em uma hierarquia de regiões encaixadas. O plano de rotas inicial considera pedidos conhecidos e pedidos potenciais amostrados de distribuições de probabilidade conhecidas. Para obter o plano de rotas inicial, usam-se os operadores de busca do MA, os quais utilizam a informação obtida da clusterização hierárquica para fazer a busca. Ao longo do horizonte de planejamento, o roteirizador atualiza o plano de rotas: Pedidos potenciais que foram considerados no plano de
rotas inicial e que não foram consolidados são removidos e novos pedidos são incluídos usando o procedimento assignation of requests based on nested regions (ARNR). O procedimento ARNR visa reduzir o número de veículos considerados para atender novos pedidos. Para isso, tenta designar os novos pedidos aos veículos disponíveis para o atendimento que possuem os menores custos de desvio da rota pré-determinada. As regiões encaixadas criadas no processamento cartográfico são utilizadas para identificar esses veículos. Para o VRPTW, resultados experimentais mostram que o MA proposto é competitivo com métodos do estado da arte. A abordagem proposta para o DVRPTWSC supera abordagens que não incluem pedidos potenciais no plano de rotas inicial. O uso do procedimento ARNR reduz significativamente o número de veículos considerados para atender novos pedidos, e produz soluções similares às produzidas quando se consideram todos os veículos em operação. A abordagem desenvolvida para o DVRPTWSC tem um desempenho consistente para três níveis de dinamismo: baixo, médio e alto.
Data de criação/publicação:
2018
Formato:
112 p.
Idioma:
Inglês
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