skip to main content

Aplicação e análise de uma sequência didática sobre frações no ensino fundamental II 

Nascimento, Roney Lima Do

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Matemática e Estatística 2018-02-08

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Aplicação e análise de uma sequência didática sobre frações no ensino fundamental II 
  • Autor: Nascimento, Roney Lima Do
  • Orientador: Brolezzi, Antonio Carlos
  • Assuntos: Ensino De Matemática; Frações; História Das Frações; Fractions; History Of Fractions; Mathematics Teaching
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O presente trabalho tem como objetivo trazer uma proposta de aplicação de uma sequência didática para o ensino de frações no fundamental II, utilizando uma narrativa com elementos históricos para motivar os alunos a participarem da sequência. Apresentamos tambem algumas discussões sobre a pertinência do ensino das frações na atualidade, tendo como argumentos de partida alguns trabalhos apresentados por matemáticos, como Peter Hilton e Carlos Roberto Vianna. que discutiram existir a possibilidade da retirada das frações do currículo escolar. Utilizaremos uma abordagem histórica e conceitual das frações, através de duas dimesões temporais, a historiográfica e a dos tempos atuais, mostrando assim sua importância histórica. Baseamo-nos nos diferentes significados das frações: parte-todo, medida, quociente e operador multiplicativo. Por fim, oferecemos uma estratégia para que a aprendizagem de frações aconteça de forma conceitual e significativa. Tal estratégia foi elaborada através da análise teórica e da construção de uma sequência didática (SD), baseada nos princípios das situações didáticas de Guy Brousseau (Teoria da Situação Didática). A sequência foi utilizada em turmas do 6º ano do ensino básico. Buscamos, com isso, criar um ambiente de motivação para aprendizagem da matemática e, ao mesmo tempo, conceder significado aos conhecimentos relacionados às frações.
  • DOI: 10.11606/D.45.2018.tde-24042018-124328
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Matemática e Estatística
  • Data de criação/publicação: 2018-02-08
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.