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Análise conceitual e aplicabilidade de telessimulação no ensino em saúde revisão de escopo

Raphael Raniere de Oliveira Costa Marília Souto de Araújo; Soraya Maria de Medeiros; Adala Nayana de Sousa Mata; Rodrigo Guimarães dos Santos Almeida; Alessandra Mazzo

Escola Anna Nery v. 26, e20210457, 2022

Rio de Janeiro 2022

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  • Título:
    Análise conceitual e aplicabilidade de telessimulação no ensino em saúde revisão de escopo
  • Autor: Raphael Raniere de Oliveira Costa
  • Marília Souto de Araújo; Soraya Maria de Medeiros; Adala Nayana de Sousa Mata; Rodrigo Guimarães dos Santos Almeida; Alessandra Mazzo
  • Assuntos: COVID-19; EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA; SIMULAÇÃO (APRENDIZAGEM)
  • É parte de: Escola Anna Nery v. 26, e20210457, 2022
  • Notas: Disponível em: https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2021-0457pt. Acesso em: 26 set. 2022
  • Notas Locais: MPC DIGITAL
  • Descrição: Objetivo: analisar o conceito de telessimulação e sua aplicabilidade no contexto do ensino em saúde. Método: trata-se de uma análise conceitual, realizada através de uma scoping review realizada em maio de 2021, nas seguintes bases de dados: PubMed, PMC, Educational Resources Information Center, Web of Science, Science Direct, Scopus, LILACS, Scientific Electronic Library Online e Google Scholar, mediante o uso do descritor “telessimulação” e suas respectivas traduções para inglês e espanhol. Para análise dos estudos, avaliaram-se os atributos, antecedentes e consequentes do conceito. Resultados: a telessimulação é definida como uma ramificação da simulação clínica que se caracteriza pela promoção/viabilização de práticas educativas no ensino em saúde, realizadas remotamente, síncrona, através de videochamada. Tem como objetivo facilitar o contato entre instrutores e participantes em situações de necessidade de distanciamento social, acesso dificultado por razões econômicas, como a escassez de recursos humanos e materiais, e/ou geograficamente distantes, com a intenção de desenvolver e aperfeiçoar competências e habilidades pertinentes as profissões da saúde. Conclusão e implicações para a prática: a telessimulação representa uma nova oportunidade na formação em saúde, ao ampliar as possibilidades de ensino e romper barreiras que vão desde as geográficas até as econômicas.
  • Editor: Rio de Janeiro
  • Data de criação/publicação: 2022
  • Formato: e20210457, 13 p.
  • Idioma: Português

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