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Efeito de política pública de restrição ao tráfego de veículos pesados na qualidade do ar do município de São Paulo: estudo de caso

Cobo, Evandro Davi

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública 2021-09-09

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Efeito de política pública de restrição ao tráfego de veículos pesados na qualidade do ar do município de São Paulo: estudo de caso
  • Autor: Cobo, Evandro Davi
  • Orientador: Assunção, João Vicente de
  • Assuntos: Diesel; Emissão Veicular; Políticas Públicas; Poluentes Atmosféricos; Atmospheric Pollutants; Diesel; Public Policy; Vehicle Emission
  • Notas: Mestrado Profissionalizante
  • Descrição: Os veículos automotores movidos a diesel, classificados como fontes móveis, são importantes emissores de poluentes atmosféricos. As principais emissões associadas aos veículos diesel são o Material Particulado (MP), óxidos de nitrogênio (NOx) e dióxido de enxofre (SO2). Ao longo dos anos, normas legais foram estabelecidas e medidas foram implementadas para diminuição de congestionamentos na cidade que se refletem na diminuição de emissões veiculares. Entre elas estão as medidas restritivas à circulação de veículos nos centros urbanos. Dentre as medidas adotadas na cidade de São Paulo, este trabalho considerou, como estudo de caso, o volume de tráfego de caminhões na Av. dos Bandeirantes de 2005 a 2010 e o período de maior restrição ao tráfego de caminhões de 2010 a 2015, de acordo com a Portaria da Secretaria Municipal de Transportes - SMT nº 84 de 24 de agosto de 2010 e sua influência na qualidade do ar. Na análise dos dados foi utilizada estatística descritiva e análise de correlação e de regressão entre o fluxo de veículos e os dados de qualidade do ar, tendo sido gerados gráficos de dispersão e determinada a correlação, coeficiente de correlação r e valor p, para nível de confiança 95%, entre poluentes e volume de tráfego, de acordo com os sentidos da via e períodos do dia, manhã e tarde. Observou-se diminuição da concentração no ar dos poluentes analisados, MP10, NOx e SO2, de acordo com os dados obtidos no período anterior e posterior à Portaria 84. Os resultados apresentaram correlação positiva estatisticamente significante, com menor concentração de poluentes relacionada com menor número de caminhões trafegando na via. Isto mostra que maiores volumes de caminhões circulando em determinadas vias da cidade aumenta significativamente as concentrações de MP10, NOx e SO2 no ar. Em relação ao MP2,5 não foram obtidas correlações com significância estatística, provavelmente devido ao menor período de coleta dos dados, apresentando número de observações menor em relação aos outros poluentes. Com este estudo conclui-se que algumas medidas de restrição à circulação de veículos, além de reduzir congestionamentos, são relevantes para diminuição da concentração de poluentes no ar em áreas próximas a importantes vias de tráfego da cidade. Portanto, a implementação de outras áreas de restrição à circulação de caminhões no município de São Paulo, em vias próximas a áreas residenciais, e que apresentam grande fluxo de caminhões, serão benéficas para melhoria da qualidade do ar na cidade.
  • DOI: 10.11606/D.6.2021.tde-16122021-224447
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública
  • Data de criação/publicação: 2021-09-09
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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