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O processo de formação profissional para a atenção básica em saúde: uma revisão integrativa

Silva, Fábio Aparecido Jesus Da

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública 2020-10-05

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    O processo de formação profissional para a atenção básica em saúde: uma revisão integrativa
  • Autor: Silva, Fábio Aparecido Jesus Da
  • Orientador: Zioni, Fabíola
  • Assuntos: Atenção Básica À Saúde; Educação Em Saúde; Formação Profissional Em Saúde; Health Education; Health Human Resource Training; Primary Health Care
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O estudo reflete sobre as nuances da formação e qualificação dos profissionais que atuam na atenção básica em saúde, e aponta um certo distanciamento entre esta formação e as reais necessidades encontradas no Sistema Único de Saúde (SUS). Tem como objetivo principal identificar e analisar o processo de formação e qualificação dos profissionais da saúde que atuam na atenção básica. Foi selecionado o método de revisão integrativa da literatura, que condensa o conhecimento e incorpora seus resultados na prática, através da análise de materiais referenciados pelas bases de dados SCIELO, LILACS, BDENF, MEDLINE e BVS Saúde Pública Brasil, nos últimos dez anos. Estes materiais foram compilados, sistematizados e analisados através da técnica de análise de conteúdo de Bardin. Como resultado, a revisão integrativa sinaliza que o objeto de estudo está direcionado, em sua maioria, para as áreas de Enfermagem, Medicina, e ao Agente Comunitário de Saúde (ACS), e identificou uma carência na abordagem para as áreas de Fisioterapia, Psicologia, e Terapia ocupacional. Observou-se ainda, a necessidade de uma maior atenção e valorização que deve ser atribuída ao ACS e a equipe multiprofissional de assistência à saúde. Também destaca a necessidade de reflexão e mudança do atual modelo de formação, com foco biomédico, para uma formação voltada ao biopsicossocial e espiritual do indivíduo. A utilização de estratégias como a educação permanente e continuada em saúde, a integração ensino-serviço-comunidade, o uso de metodologias ativas, dentre outras, são essenciais para a atenção básica. Por fim, é necessária e urgente uma reformulação curricular com vistas às reais necessidades da população, além de proposições sobre melhores práticas de ensino em saúde, e incentivo à produção científica voltada para o processo de formação e qualificação profissional na atenção básica.
  • DOI: 10.11606/D.6.2020.tde-08122020-122803
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública
  • Data de criação/publicação: 2020-10-05
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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