skip to main content

Método para a avaliação do ganho empregado pelo piloto em ensaios de PIO

Celere, André Luis

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de São Carlos 2009-01-29

Acesso online

  • Título:
    Método para a avaliação do ganho empregado pelo piloto em ensaios de PIO
  • Autor: Celere, André Luis
  • Orientador: Varoto, Paulo Sérgio
  • Assuntos: Aeronáutica; Qualidades De Voo; Pio (Pilot Induced Oscillations); Oscilações Com Piloto No Loop; Mecânica De Vôo; Malha-Fechada; Entropia Estatística; Ensaios Em Vôo; Flight Test; Statistical Entropy; Aeronautics; Atmospheric Flight Mechanics; Pilot In The Loop Oscillations; Closed-Loop; Flying Qualities; Synthetic Task
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Um método para avaliação do uso de ganho adequado em ensaios de verificação de PIO (Pilot Induced Oscillations) é apresentado. As tarefas de manobra sintética (Synthetic Tracking Task) são utilizadas para demonstração. A teoria é baseada no conceito de entropia estatística proveniente da teoria da informação e no modelo estrutural do piloto humano. O método é apresentado para manobras executadas no eixo lateral e oferece uma medida do ganho humano utilizado durante a sua execução em malha-fechada. Para a modelagem da planta é utilizado modelo black-box com equacionamento de espaço de estados e identificação de parâmetros. Dados de ensaios em voo provenientes de uma aeronave de transporte certificada FAR-25 são utilizados para medir a razão entre o tempo gasto pelo piloto humano em uma malha fechada em posição versus o tempo em uma malha de derivada da posição (roll vs. roll rate). Esta medida é proposta como validadora da execução correta do ensaio.
  • DOI: 10.11606/T.18.2009.tde-24072009-113945
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de São Carlos
  • Data de criação/publicação: 2009-01-29
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.