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Método para a avaliação do ganho empregado pelo piloto em ensaios de PIO
Celere, André Luis
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de São Carlos 2009-01-29
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Título:
Método para a avaliação do ganho empregado pelo piloto em ensaios de PIO
Autor:
Celere, André Luis
Orientador:
Varoto, Paulo Sérgio
Assuntos:
Aeronáutica
;
Qualidades De Voo
;
Pio (Pilot Induced Oscillations)
;
Oscilações Com Piloto No Loop
;
Mecânica De Vôo
;
Malha-Fechada
;
Entropia Estatística
;
Ensaios Em Vôo
;
Flight Test
;
Statistical Entropy
;
Aeronautics
;
Atmospheric Flight Mechanics
;
Pilot In The Loop Oscillations
;
Closed-Loop
;
Flying Qualities
;
Synthetic Task
Notas:
Tese (Doutorado)
Descrição:
Um método para avaliação do uso de ganho adequado em ensaios de verificação de PIO (Pilot Induced Oscillations) é apresentado. As tarefas de manobra sintética (Synthetic Tracking Task) são utilizadas para demonstração. A teoria é baseada no conceito de entropia estatística proveniente da teoria da informação e no modelo estrutural do piloto humano. O método é apresentado para manobras executadas no eixo lateral e oferece uma medida do ganho humano utilizado durante a sua execução em malha-fechada. Para a modelagem da planta é utilizado modelo black-box com equacionamento de espaço de estados e identificação de parâmetros. Dados de ensaios em voo provenientes de uma aeronave de transporte certificada FAR-25 são utilizados para medir a razão entre o tempo gasto pelo piloto humano em uma malha fechada em posição versus o tempo em uma malha de derivada da posição (roll vs. roll rate). Esta medida é proposta como validadora da execução correta do ensaio.
DOI:
10.11606/T.18.2009.tde-24072009-113945
Editor:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de São Carlos
Data de criação/publicação:
2009-01-29
Formato:
Adobe PDF
Idioma:
Português
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